Quase tudo pronto para a 12ª edição da Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento das Escolas da Rede Municipal de Ensino (MARCO). E enquanto o evento não começa, 45 alunos de 15 escolas de Natal estão participando, de 6 a 9 deste mês, de um processo de formação que está sendo realizado em um espaço nas Livrarias Paulinas, com o objetivo de orientar e qualificá-los para atuarem como monitores nos mais variados espaços da XII MARCO.

A XII MARCO acontece de 25 a 30 de julho no Anfiteatro do Campus Central da UFRN, juntamente com a XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura e a CIENTEC e excepcionamente, com a realização da 62ª SBPC no RN.

De acordo com a professora Kátia Maria Pereira, do Departamento de Ensino - setor de Ações e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), o objetivo principal da formação é preparar os alunos que irão atuar em espaços como o palco, corredor cultural e na comunicação social (rádio e jornal impresso), durante o evento.

A formação está sendo ministrada pelo educador da Ong Canto Jovem, Daniel Samy, e pelas professoras Kátia Pereira e Adeilza Gomes, também do setor de Ações e Projetos da SME, sempre no horário das 8h30 às 12 horas.

"Na formação eles precisam compreender o objetivo da MARCO. Sua utilidade para a comunidade escolar e o município, além de se prepararem para entrevistar pessoas e serem entrevistadas", destaca Kátia Maria Pereira. A professora destaca que a edição desse ano da MARCO tem como temática "Nas fontes da leitura e da escrita jorra a qualidade de vida do planeta".

Participam da formação alunos das escolas municipais Almerinda Bezerra, Celestino Pimentel, Irmã Arcângela, João XXIII, Juvenal Lamartine, Maria Madalena Xavier, Othon de Brito Guerra, Terezinha Paulinho, Ulisses de Góis, Antônio Severiano, Veríssimo de Melo, Francisca de Oliveira, Monsenhor José Alves Landim e Amadeu Araújo.