A Secretaria Municipal de Educação de Natal retornou às atividades presenciais no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), nesta quinta-feira (10) com a realização da 1º Formação Presencial do Departamento de Ensino Fundamental 2022. O evento reuniu todos os assessores pedagógicos do DEF, abordando entre outras temáticas, as orientações sobre o calendário letivo, formação de educadores para questões de sala de aula, comportamento em ambientes de ensino virtual e comunicação não-violência.        

 

A formação presencial e continuada é uma marca da Rede Municipal de Ensino de Natal, garantindo a atuação de uma equipe comprometida e qualificada. Para a diretora do DEF, Noélia Barbosa, a formação de professores acontece por meio do Departamento de Ensino Fundamental, e todos esses assessores são professores concursados que vêm para a Secretaria atuar como professores formadores. “Nosso intuito é trazer essa formação para o formador, para assim nós levarmos esses conteúdos para os professores da Rede e vermos essa transformação em sala de aula.  É o cuidar do formador de professor”, ressaltou Noélia Barbosa.   

 

O assessor pedagógico de História, Felipe Tavares, também exalta a importância do processo de formação. “É bem importante esse momento, porque somos formadores e trabalhamos com esse pensamento de trazer novidades de conteúdos para os professores. “Estamos nos atualizando como formadores, ou seja, precisamos estar em contato com formadores para melhorar nossas conexões e aprender novos conteúdos e ferramentas de ensino”, afirmou Tavares.

 

A formação presencial contou com palestras e apresentações de vídeos e slides. Para a assessora de Geografia, Ana Beatriz Câmara, todo ano é necessário ter os encaminhamentos para levar ao professor informações de como será desenvolvido as atividades ao longo do ano letivo e o assessoramento de forma individual com os professores das disciplinas. “Mesmo sendo formadora, precisamos ampliar nossos conhecimentos com os professores atuais. Saber como eles vão chegar novamente no ano de 2022 nas escolas. A formação é para ampliar e retomar novas resoluções. É sempre bom aprender”, relatou Câmara.   

 

Também participando da formação, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano, comentou sobre a relevância da reunião para o ensino em conjunto com os professores. “A primeira formação de formadores do DEF é um momento muito importante, pois estamos pensando na formação de formadores. É um departamento grande, com vários setores, do pedagogo, dos professores de disciplina específica, de conhecer o trabalho do outro e também falar do seu trabalho. É um trabalho de troca, de diálogo, de experiência e renovação para iniciar o ano com uma nova energia e um novo olhar”, finalizou Capistrano.