Um novo endereço, com melhor estrutura para acolhimento e proteção de crianças da primeira infância em situação de vulnerabilidade, foi instalado pela Prefeitura de Natal. Administrada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, a Unidade 1 de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes recebeu nesta sexta-feira (11) a visita do prefeito Álvaro Dias, acompanhado do secretário Adjuto Dias, titular da Semtas, da primeira-dama Amanda Dias e técnicos do município.

Esta nova Unidade 1, cujo endereço é mantido em sigilo para segurança dos menores, acolhe no momento 26 crianças de 0 a 6 anos que se encontram em situação de risco,  maus tratos, situação de rua, abuso sexual, dentre outras violações graves do Estaduto da Criança e do Adolescente. Elas ficam em caráter permanente e, em algumas situações, podem ser encaminhadas para novas famílias através da adoção.

O espaço é dirigido pela assistente social e servidora municipal Ana Marcília, e conta com uma equipe de cerca de 60 profissionais, como assistentes sociais, psicólogas, pedagogos, além de 25 cuidadores e cozinheiras. O equipamento possui quartos para meninos e meninas, brinquedoteca, berçário, refeitório, banheiros, setor administrativo, sala de estar, sala de conversa, e ainda uma sala onde existe uma reserva de roupas e brinquedos bem cuidados e prontos para serem usados. O prédio também possui um quarto extra de apoio para receber crianças que estejam com alguma doença temporária ou que necessitem ficar com os irmãos. “Aqui é um lugar de acolher integralmente a criança que foi violada dos seus direitos. Tudo aqui é para que elas se sintam como em um lar”, disse a diretora. O acolhimento é feito após o encaminhamento do Judiciário.

“Esse é um lugar de muito relevo para a sociedade de Natal. E muito pela dedicação dos gestores como Ana Marcília, que tem uma história nessa instituição louvável. Quantas crianças ela já não acolheu e possibilitou que tivessem novas famílias. É um ato de amor e solidariedade. Assim como outros funcionários como seu Giovanni, que é muito dedicado e que contribuiu muito para o bom funcionamento desta casa durante muitos anos”, disse Álvaro Dias.

O titular da Semtas, Adjuto Dias, lembrou que “em espaços como este não basta estar num lugar bonito e ter boas acomodações se não tiver o amor e carinho desses dedicados funcionários. É graças a esse trabalho feito no dia a dia que a gente tem muito orgulho deste equipamento. Não podemos mostrar muito por causa do sigilo, mas é gratificante falar sobre um lugar tão importante que a maioria das pessoas nem sabe que existe”, disse o secretário.

A primeira-dama Amanda Dias disse que se emociona com essa inauguração por ter sido o primeiro equipamento que conheceu quando chegou na prefeitura de Natal. “O primeiro que visitei e pelo qual me apaixonei. Aqui as crianças são acolhidas e contam com a proteção e o coração de mãe à frente dessa casa, por isso eu quis agradecer o empenho e o zelo”, disse.