O cidadão natalense pode contar, a partir de agora, com uma ferramenta on- line para realizar suas pesquisas no acervo da Biblioteca Engenheiro Vulpiano Cavalcanti, que fica na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Está disponível desde o início da semana, no site da Prefeitura do Natal (www.natal.rn.gov.br/semurb) no link Biblioteca, o SIABI- WEB, programa de software que possibilita ao usuário fazer a pesquisa a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

O novo serviço integra o Projeto de Divulgação da Biblioteca da Semurb que pretende fazer com que todos os servidores do órgão e a comunidade em geral conheçam os produtos e serviços oferecidos pela biblioteca. Especializada na temática Meio Ambiente, dispõe de um acervo com aproximadamente 4 mil exemplares entre livros, obras de referência, relatórios, periódicos, publicações institucionais, CDs, DVDs, literatura infanto-juvenil e obras em Braille.

Para a bibliotecária da Semurb, Adriana Alves, a possibilidade de realizar uma pesquisa on-line é um avanço para o usuário. “O servidor pode agora saber se o material que ele deseja utilizar está disponível para empréstimo, além disso, renovar o prazo para devolução e fazer as reservas pela internet”, afirmou. “Já a população, terá mais comodidade com o serviço, pois pode consultar de qualquer lugar o material desejado para a pesquisa, sem precisar se deslocar até a Semurb”, acrescentou.

“O Projeto prevê ainda a exposição de alguns títulos no hall de entrada da Semurb, para que as pessoas conheçam o acervo, além de visitas programadas nos setores para a entrega do Guia do Usuário, material informativo que contém todas as normas de utilização dos serviços, como o horário de funcionamento, prazo para empréstimos e devoluções e as temáticas de abrangência da biblioteca”, explica Adriana.

A biblioteca da Semurb oferece ainda, suporte informacional nas áreas de planejamento urbano, Ecologia, Direito Urbanístico, Direito Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, literatura e história da cidade do Natal.

Também disponibiliza um acervo da Sala Verde de Natal, projeto em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda à sexta-feira das 8h às 13h30, no endereço: Rua Raimundo Chaves, 2000 - Lagoa Nova. Para mais informações entrar em contato pelo email biblioteca.semurb@natal.rn.gov.br