Com a criação da Carteira Municipal do Artesão e o decreto que instituiu o Programa Municipal de Identificação e Cadastro dos Artesãos, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) vem articulando várias parcerias com o objetivo de fomentar o artesanato de Natal. Nesta quinta-feira (24), o secretário da Semtas, Adjuto Dias, se reuniu com a vice-presidente da CDL Natal, Maria Luiza Fontes,  com a secretária executiva Danielle Mafra, e o diretor do Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, Rodrigo Loureiro, para viabilizar descontos para aquisição de matéria-prima para a categoria. 

Sensível às demandas do segmento, o secretário Adjuto Dias tem investido forte na expansão do artesanato de Natal, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida e elevação profissional dos artesãos do município. A atuação do secretário no setor já conseguiu feitos de destaque na geração de oportunidades de trabalho e renda, no incentivo à preservação da cultura local e ainda na formação de uma mentalidade “empreendedora”, por meio da capacitação dos artesãos para o mercado competitivo.

“A Loja Natal Original, acomoda 60 artesãos e está se consolidando como ponto turístico da cidade. Reunimos o que temos de melhor em matéria de artesanatos em cerâmica utilitária e decorativa, renda, bordados, esculturas em papel, madeira, crochê, pedraria e mosaico, trabalhos com tecido ou materiais recicláveis, palha de carnaúba. A variedade é imensa e as peças são de alta qualidade. Nossa missão agora em parceria com a CDL será sensibilizar os lojistas para ofertar descontos para quem tem a carteira do artesão”, afirmou o secretário.

Segundo Maria Luiza Fontes, vice-presidente da CDL Natal, trabalhar com a cultura local, com o fomento e a empregabilidade é uma necessidade do mercado local. “A Câmara de Dirigentes Logistas de Natal (CDL) se enxerga nas atividades que estão no ecossistema, gerando economia. Os pequenos artesãos são importantes para a cidade, para a cultura de um povo e nós acreditamos nessa rede de apoio. Nossa filosofia é colaborativa”, informou.

Rodrigo Loureiro, diretor do Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, anunciou que a Prefeitura do Natal, por meio da Semtas vem, cada vez mais, incentivando, executando e fomentando políticas públicas que valorizam a cultura local, movimentando a economia e fazendo com que natalenses e turistas tenham opções de lazer.  “Além dos 60 artesãos da Loja Natal Original, estamos entregando 140 Carteiras do Artesão, num total de 200 carteiras. Iremos fazer o mapeamento dos principais materiais que eles precisam adquirir e entregar a CDL para nos ajudar a oferecer vantagens”, informou o diretor.