“Aqui em Natal temos 0% de casos de feminicídio das assistidas pela patrulha; o nosso trabalho é com mulheres encaminhadas já com a medida protetiva, fazemos acompanhamento semanal para garantir a segurança delas”. Essa estatística foi divulgada pela Coordenadora Geral da Patrulha Maria da Penha (PMP), Judicler Cavalcanti, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (31), na Câmara Municipal, que teve como tema: “Chega de Feminicídio”. O debate foi proposto pela Frente Parlamentar da Mulher.

Na oportunidade, a coordenadora disse que a Patrulha Maria da Penha já se consolidou como um importante instrumento de defesa e proteção das mulheres vítimas de violência em Natal. Já são dois anos de atuação, auxiliando na proteção de mais de 100 mulheres que sofrem ou sofreram ameaças a suas vidas e têm quase sempre como único amparo as guarnições da Guarda Municipal que agem diuturnamente na proteção a vítima e na repulsa qualificada do agressor.

“Temos realizado um trabalho de muita qualidade cuidando, protegendo e salvando a vida dessas mulheres. Não registrar nenhum feminicidio entre as mulheres inseridas no programa deixa a no]ssa corporação muito orgulhosa. A Guarda Municipal de Natal seguirá atenta, vigilante e trabalhando para que a violência doméstica diminua cada vez mais em nossa cidade”, detalhou Judicler Cavalcanti.

Durante a audiência pública, estiveram presentes representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Patrulha Maria da Penha (PMP), Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), além de diversas instituições de luta pelos direitos da mulher.

A Coordenadora Geral da Patrulha Maria da Penha (PMP), Judicler Cavalcanti, que representou a Dra. Sheila Freitas, Secretária da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), falou sobre o trabalho que a PMP realiza no município e a importância do acompanhamento das mulheres vítimas de violência, após a emissão da medida protetiva. “Aqui em Natal temos 0% de casos de feminicídio das assistidas pela patrulha; o nosso trabalho é com mulheres encaminhadas já com a medida protetiva, fazemos acompanhamento semanal para garantir a segurança delas”.