Na manhã desta sexta-feira (01), o prefeito Álvaro Dias inaugurou o novo serviço do Albergue Municipal Marcos Dionísio Medeiros Caldas. Agora, o espaço funcionará no período de 18h às 6h, com capacidade para atender cerca de 50 usuários. A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias. Localizado na rua Princesa Isabel, na Cidade Alta, o espaço vai oferecer serviço de albergagem noturna, pernoite, alimentação e abrigamento para pessoas em situação de rua, sem condições de autossustento ou ainda para aqueles que não contam mais com proteção de suas famílias.

O Albergue é uma unidade institucional de passagem para oferta de acolhimento imediato e emergencial, com profissionais preparados para receber os usuários diariamente, enquanto se realiza um estudo diagnóstico detalhado de cada situação para os encaminhamentos necessários.

“O Albergue é um espaço digno que vai acolher pessoas em situação de rua, no período noturno. Ao entrar no Albergue o usuário receberá um kit de higiene e roupas de cama para seu conforto, afora jantar e café da manhã. Para além do Albergue Noturno, a Semtas conta, ainda, com a Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop)”, destaca o chefe do executivo municipal.

Ele disse, ainda, que a Semtas tem prestado um grande serviço à sociedade natalense ao ofertar cursos profissionalizantes e, por conseguinte, encaminhar pessoas ao mercado de trabalho, com o intuito de contribuir com a diminuição do desemprego no município: ”O trabalho da Semtas é incansável. Tenho acompanhado o esforço do secretário Adjuto Dias na busca de firmar parcerias com o Governo Federal para trazer mais recursos para empregar em programas sociais em Natal”.

De acordo com o secretário da Semtas, Adjuto Dias, o novo equipamento possibilitará uma nova etapa no desenvolvimento das políticas públicas de assistência social. "O Albergue Noturno aponta para uma nova etapa de trabalho com relação à população em situação de rua. Queremos contribuir para redução de situações de isolamento social e para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e proteção social e cuidados individuais e familiares voltados ao desenvolvimento da autonomia", ressalta o gestor.