Neste sábado (30), a Prefeitura de Natal realizou o Dia D de imunização contra a influenza e o sarampo. O movimento nas 29 Unidades de Saúde que abriram suas portas para vacinar o público alvo foi considerado satisfatório. A abertura oficial da iniciativa foi realizada na UBS São João, no Tirol. Já nas primeiras horas do dia, idosos, profissionais da saúde e crianças formavam filas para atualizar os seus esquemas vacinais. As campanhas nacionais contra a influenza e sarampo foram iniciadas em 04 de abril e seguem até 03 de junho. 

A vacinação contra a influenza vem atendendo a trabalhadores da área da saúde, idosos acima de 60 anos, crianças entre 06 meses a menores de 05 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Os imunobiológicos contra o sarampo estão disponíveis para profissionais da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, a vacinação contra a Covid-19 continua nos pontos extras durante o sábado (30). Todas as informações oficiais podem ser consultadas em vacina.natal.rn.gov.br . É necessário que os responsáveis levem a caderneta de vacinação e um documento com foto, no caso das crianças; e os trabalhadores das categorias contempladas devem levar algum documento que possa comprovar que integram esse grupo (crachá, carteira de trabalho, escala de trabalho, carteira funcional).

A funcionária pública Patrícia Lessa foi uma das primeiras a se imunizar. Ela aproveitou a oportunidade para colocar em dia o seu cartão vacinal e recebeu as vacinas contra a Influenza, Tríplice Viral e a 4ª dose contra a Covid: “Fui muito bem recebida, fiz meu cadastro rápido e não demorou nem dez minutos para me imunizar. Estou mais tranquila e protegida agora. Toda a equipe do posto São João está de parabéns”, disse.

O programa familiar de sábado da dona de casa Marleide Rodrigues e seu casal de filhos foi ir até a unidade de saúde em busca da vacina. Maria Beatriz, 5, e Pedro Lucas, 3, agora estão protegidos contra a Influenza e o Sarampo: “Doeu um pouco na hora da furada, mas é para o meu bem”, contou resignada a pequena Maria. Já Pedro Lucas resistiu um pouco à agulha, porém com o carinho da mãe e com o atendimento afetuoso da profissional de saúde que aplicou a vacina tudo transcorreu bem: “Agora posso brincar à vontade e vou ganhar um pirulito porque minha mãe prometeu", contou.

A Diretora do Departamento em Vigilância e Saúde da SMS, Vaneska Gadelha, acompanhou a abertura do Dia D e fez um chamamento à população, reforçando a necessidade de todos os grupos prioritários aptos a se imunizar se dirigirem aos postos de vacinação: “A nosso cobertura vacinal ainda está aquém do desejado. É fundamental que a população se conscientize e busque a imunização. A vacina contra a Influenza foi atualizada e muita gente que tomou o imunizante no final do ano passado está protegido, mas não está. É preciso tomar a vacina para combater as cepas que estão circulando neste ano. Venham, procurem as salas de vacinação e se protejam”, falou Vanessa.