O novo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), da Prefeitura Municipal do Natal, Tertuliano Pinheiro, tomou posse no início da tarde desta sexta-feira (9), durante almoço no Ocean Palace. Ele assume no lugar do ex-secretário Francisco Soares de Lima Júnior, que continuará no executivo municipal natalense como consultor na área do turismo.

Tertuliano Pinheiro chega à Seturde depois de ocupar o cargo de titular da Secretaria Municipal de Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel). Durante o discurso de posse, citou as primeiras ações que deverá desenvolver na nova pasta, como a primeira Corrida Infantil Regional do Nordeste, a ser realizada ainda este ano; a parceria com a Rede Bandeirantes de Televisão, para realizar uma corrida de São Silvestre em Natal, com um percurso que incluirá o roteiro turístico da capital potiguar e que terá cobertura nacional da emissora; além de entendimentos com a Rede Record de Televisão, para filmagem na cidade da minissérie “Sansão e Dalila”.

“Chego na pasta do turismo com a garra e a vontade de dar visibilidade a Natal como destino turístico de renome nacional e internacional. Não terei medo de bater de porta em porta para pedir e reivindicar o que for melhor para o turismo natalense”, ressaltou Tertuliano Pinheiro. O novo titular da Seturde também anunciou o nome do ex-jogador de futebol Martinho Chagas, considerado o melhor lateral esquerdo da Copa do Mundo de Futebol de 1974, como Embaixador da Copa 2014 em Natal.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, destacou o ganho para cidade com a chegada do novo titular da Seturde e o trabalho que agora será desenvolvido pelo antigo ocupante do cargo. “Primeiro porque Soares Júnior continua nos emprestando sua experiência como consultor e, segundo, porque ganhamos o trabalho e a energia de Tertuliano Pinheiro, que tem um grande conhecimento e bom relacionamento junto ao trade turístico potiguar”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que outro trabalho importante a ser desenvolvimento pelo novo secretário da Seturde será em relação à Copa do Mundo de 2014. “A Copa de 2010 termina domingo e logo no dia seguinte começa a contagem regressiva para realização da competição no Brasil, que terá Natal como uma das sedes. Não tenham dúvidas que faremos da nossa cidade uma das melhores do Brasil”, afirmou a prefeita.

Consultor

O ex-secretário da Seturde, Francisco Soares de Lima Júnior, disse que não considera este momento como uma despedida, mas como uma mudança de papel na pasta, pois continuará contribuindo como consultor. Durante sua gestão de 18 meses, destacou a criação do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Turismo de Natal, que oferece diretrizes para as ações do setor público municipal, além da reestruturação do Conselho Municipal do Turismo.

“Também destaco a reestruturação do Fundo Municipal do Turismo e as parcerias firmadas com o Ministério do Turismo, com o Governo do Estado, com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do RN, entre diversas outras entidades, além da implantação do Natal, Cidade Eventos e as negociações em relação ao Prodetur, que deverá gerar recursos de R$ 150 milhões para investimentos em Natal”, lembrou Soares Júnior.

Atuação na Sejel

Em seu discurso de posse, Tertuliano Pinheiro destacou as ações que implementou durante sua gestão a frente da Sejel. Ele lembrou de importantes eventos realizados como a vinda das seleções brasileiras de futebol de salão e feminina de vôlei, o jogo de basquete entre Flamengo e Minas, a partida beneficente no dia do trabalhador entre ABC e América, além de seis corridas de ruas, estimulando a qualidade de vida dos natalenses.