Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental matriculados nas Escolas Municipais Cívico-Militares Professor Veríssimo de Melo e Professora Maria Alexandrina Sampaio, participaram na última sexta-feira (06) de uma palestra ministrada por representantes das organizações militares. Com o tema “As Formas de Ingresso na Carreira Militar das Forças Armadas”, a palestra também contou com a participação dos estudantes da Escola Municipal Cívico-Militar Senador Carlos Alberto de Souza, da cidade de Parnamirim-RN. O evento aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

A palestra foi dividida em três etapas e cada uma delas foi direcionada para uma organização (Exército, Aeronáutica e Marinha). As assessoras do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Rosângela Maria de Holanda Nogueira e Maria do Socorro Melo, acompanharam a palestra representando a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a professora Rosângela Holanda, a realização da palestra está inserida nos eixos trabalhados no projeto realizado nas unidades cívico-militares. “O Projeto Valores é elaborado para que seja desenvolvido dentro da escola, exatamente valores da ética, civismo, o valor do respeito, solidariedade, trabalhando junto aos alunos e integrado com toda a proposta pedagógica da SME-Natal”, destacando que “o Marco Estratégico é onde colocamos todas as ações e estratégias para que sejam desenvolvidas durante o ano e uma das atividades é essa palestra que é sistemática dentro do programa, que também incluem esporte e lazer,” pontuou Holanda.

De acordo com o 1º sargento da Marinha do Brasil, Diego Alves de Oliveira, uma forma de ingresso na carreira militar é por meio do Colégio Naval. “Já com o Ensino Fundamental, a partir de 15, os estudantes já podem prestar concurso público para ingressar na Marinha por meio do Colégio Naval e com o Ensino Médio podem entrar por meio da Escolas de Aprendizes Marinheiro”, pontuou o militar. As informações ministradas pelos militares do Exército e da Aeronáutica destacaram o ingresso nestas fileiras a partir dos 18 anos, com Ensino Médio e formação universitária.

O aluno Eduardo Vitor Felinto da Costa, 15 anos, da Escola Municipal Cívico-Militar Professora Maria Alexandrina, localizada no bairro Parque das Dunas, comentou do interesse em conhecer o formato de ingresso na carreira militar. “Tenho interesse na carreira do Exército. Pretendo terminar meus estudos e fazer um concurso”. Já a aluna Ruth Gabriela Almeida da Silva, 15 anos, da mesma escola, comentou o desejo de ingressar na Marinha. “Eu quero muito ser da Marinha, quero ser médica e vou focar muito nos estudos para conseguir isso”.

“Esta palestra é importante para o 9º ano, para aumentar o conhecimento dos alunos, pois se quiserem seguir esse meio de profissão, é muito bom já ter informações e saber escolher uma das Forças Armadas”, destacou a estudante da Escola Municipal Cívico-Militar Professor Veríssimo de Melo, Clara Lorrana, de 16 anos.