A Prefeitura Municipal do Natal, através do Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Sismud), iniciou a execução do Programa Famílias Fortes voltado para as escolas da rede municipal de ensino. A finalidade do programa é articular, integrar, organizar e coordenar atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas. 
 
A primeira unidade a receber o programa foi a Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, no bairro Lagoa Azul, na zona norte da capital, nesta terça-feira (10). O Famílias Fortes é uma ação conjunta entre nove secretarias municipais que compõem o Sismud, sob a coordenação da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Semdes). Estão no programa as secretarias de Saúde, Educação, de Trabalho e Assistência Social, Habitação, Cultura, Planejamento, Esporte e Lazer e a da Mulher.  A programação inclui a aplicação do programa nas escolas municipais, em cinco ciclos, um por semestre, atendendo as quatro zonas administrativas da cidade. 
 
Pais e alunos foram convidados e demonstraram entusiasmo com a apresentação dos facilitadores do Programa e acharam positiva e oportuna a abordagem do tema, que forneceu informações relevantes de como prevenir esse grave problema social. 
 
O Programa Famílias Fortes é um programa do Governo Federal em parceria com o município de Natal. O PFF apresenta uma abordagem de trabalho com comprovação científica de sua efetividade no fortalecimento de vínculos familiares, por se caracterizar como importante fator de proteção e consequente prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas.  
 
Por se tratar de um Programa de prevenção, está vinculado ao Sistema Municipal de Políticas sobre Drogas (Sismud), cuja formação se dá através das nove secretarias elencadas na Lei 6.608/16, que cria o Sistema, tendo como Gestora a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social - Semdes.