O mês de maio é marcado pela conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Pensando nisso, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), aderiu à campanha Maio Laranja. A iniciativa tem foco na divulgação de orientações sobre prevenção e formas de denunciar o crime. Neste contexto, a secretaria está promovendo uma série de ações alusivas à Campanha Maio Laranja.

Realizada sempre em Maio, a campanha reforça atividades e iniciativas de combate e prevenção, que já acontecem o ano todo, mas que se intensificam especialmente neste mês quando o tema ganha ainda mais visibilidade. O principal objetivo é a disseminação de informações sobre os canais de denúncia e os serviços ofertados, a fim de facilitar o acesso aos recursos necessários para a busca de auxílio mediante a ciência ou suspeita de situações de abuso, exploração sexual ou qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes.

As atividades serão realizadas nos dias 18 e 19 de maio. No dia 18 de maio será o dia D com ação de mobilização, informação e sensibilização com o objetivo de dar visibilidade à temática junto à sociedade, e no dia 19 a Semtas promove seminário Faça Bonito, com o tema: Proteção e Articulação em rede no atendimento às Crianças e Adolescentes vítimas de violência sexual.

Segurança e proteção
A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, reforça que é preciso garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao próprio desenvolvimento de forma segura e protegida, livres de abuso e exploração. A titular da pasta chama a atenção para o risco de violações no cenário atual de isolamento social. “Precisamos alertar sobre o dever que todos temos de manter nossas crianças e adolescentes a salvo de toda e qualquer violência. É preciso chamar a atenção da população para a importância de preservar a integridade física e psicológica de nossas crianças, além de incentivar as pessoas a denunciarem esse tipo de crime, não devemos nos calar diante de situações como essa, é nosso dever proteger e amparar”.

Rede de Ajuda
A campanha também busca alertar a sociedade, familiares e/ou amigos, conhecidos que podem - e devem - denunciar caso presencie ou ouçam qualquer ato de violência contra crianças e adolescentes. Para denunciar, os seguintes canais são acessíveis: Disque 100, policia Civil e Militar, Ministério Público e os conselhos tutelares dos municípios. O acompanhamento é feito pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social- Creas, localizado nas 4 zonas da capital.

História
Em 2021 celebra-se o 21º ano de mobilização, isso porque no dia 18 de maio de 1973 um crime bárbaro chocou todo o país, uma menina de apenas oito anos teve todos os seus direitos humanos violados na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Ela foi raptada, estuprada, morta e o crime até hoje está impune. Por isso, todo dia 18 de maio é um dia de mobilização para informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.