A Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Trindade, entregarão oficialmente ao Samu Natal os novos equipamentos que serão usados para o atendimento de urgência e emergência da cidade. Os novos equipamentos foram adquiridos em parceria com o Governo Federal, em um investimento total de mais de R$ 100 mil, e devem melhorar a qualidade do serviço prestado pelo município.

Na lista estão 10 desfibriladores automáticos externos (DEAs), 20 oxímetros de pulso e quatro monitores cardíacos. De acordo com a coodenadoria do Samu Natal, os equipamentos de última geração chegarão num bom momento. "Nossos desfibriladores, por exemplo, estavam em número reduzido", explica Wilma Dantas, coordenadora de Enfermagem do órgão. Além dos desfibriladores, usados para reanimação em casos de paradas cardiorrespiratórias, os oxíemetros de pulso, que verificam a frequência cardíaca do paciente, também eram poucos. "Usávamos apenas nas motos e nas unidades avançadas. Agora, eles estarão presentes em todas as ambulâcias e nas 6 motos", comemora Wilma.

A novidade na aquisição dos equipamentos fica por conta dos monitores cardáicos, que nunca foram utilizados no serviço do Samu Natal. Esses aparelhos de ponta, considerados instrumentos importantes nos atendimentos de urgência, fazem uma leitura precisa dos sinais vitais dos pacientes, como frequência cardíaca, temperatura e saturação de oxigênio. Os monitores foram adquiridos pela Secretaria Muncipal de Saúde e serão instalados em todas as unidades de suporte avançado (UTI's).

A solenidade oficial de entrega dos equipamentos será nesta segunda-feira, 12, no auditório do Samu Natal, às 10hs e contará com a presença de várias autoridades.