Nesta quinta-feira (26), um grupo de estudantes do 5° ano da Escola Municipal Professora Lourdes Godeiro participaram de uma aula-passeio e conheceram as dependências do Navio Rebocador de Alto Mar Triunfo da Marinha do Brasil. A atividade faz parte do projeto Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil, desenvolvido pelo Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação. O projeto retoma depois de um período suspenso devido à pandemia da Covid-19.

A assessora pedagógica, Jaciara Gurgel Batista de Carvalho, que coordena a ação educativa, enfatizou que o objetivo do projeto é ligar o binômio Educação e Cidadania, conduzindo os alunos da Rede Municipal de Ensino para aulas de campo em que possam vivenciar situações de conhecimentos, seja voltados para saúde, trânsito, educação ambiental, patrimônio e historiografia. “Os estudantes ao retornarem às escolas serão multiplicadores, relatando as visitas em atividades didáticas que o professor aplica na sala de aula”, ressaltou a assessora do DAE.

“De cada aula que eles participam, o projeto acaba plantando muitas sementes de conhecimentos dentro da escola. Temos hoje 22 parcerias entre entidades públicas e privadas, que atendem o projeto dentro dessa metodologia de aula de campo com temáticas, palestras e mais as visitações aos espaços”, explicou Gurgel.

Na visita, os alunos conheceram como funciona um navio desde os princípios da navegação ao passadiço, onde fica o comando principal do navio, além da utilização das cartas náuticas. “Abordei as instruções sobre a parte de primeiros socorros e de controle de avarias que é algo fundamental para o navio, tendo em vista que no mar, a embarcação não tem como esperar auxílio de bombeiro, de equipes, então, o navio tem que ter condições de prestar os primeiros socorros, caso ocorra algum acidente e de controlar qualquer tipo de avaria, de incêndio ou de princípio de alagamento que possa estar ocorrendo”, destacou o Comandante do Rebocador de Alto Mar Triunfo, Paulo Sérgio Bezerra de Matos.  O navio visitado está ancorado na Base Naval de Natal.

A professora Maria da Paz Batista de Souza, que acompanhou os alunos disse que a aula de campo é muito importante para adquirir conhecimentos fora dos muros da escola. “Quando a criança sai, ela adquiriu, não só o conhecimento na questão científica, mas também na questão da socialização e de conhecimento de mundo e isso é bom para o futuro. Quando o aluno volta para a escola, vai relatar através da produção de texto tudo que ele viu e presenciou durante o passeio da aula de campo”, reforçou.

A aluna Ana Luiza da Silva Araújo, de 11 anos, ficou fascinada com o lugar, elogiou a estrutura do navio e disse que pensa em ingressar na Marinha quando terminar os estudos. “Gostei praticamente de tudo, achei interessante onde os marinheiros descansam e fazem suas refeições no navio”, resumiu Ana Luiza da Silva.