Após dois anos com a realização de forma virtual devido à pandemia do coronavírus, a Semana do Meio Ambiente de Natal volta a ocupar os espaços da cidade de forma presencial. Na tarde desta quarta-feira (1), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, abriu oficialmente o evento no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, ao lado do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, entre outras autoridades da gestão municipal.

Com o tema “Uma Só Terra: cuide e preserve. Esta é nossa casa!”, um dos destaques do evento de abertura foi o lançamento de sementes por drone em uma área de recuperação ambiental do Parque da Cidade. A tarde ainda teve a apresentação da Big Band Jerimum Jazz, grupo permanente da Escola de Música da UFRN, sob o comando do maestro Ranilson Farias.

“Hoje iniciamos mais uma semana do meio ambiente, e o meio ambiente é uma das prioridades da nossa gestão. Temos um projeto piloto que serve de exemplo, que é o plantio de mudas nativas do Planta Natal”, disse o prefeito, acrescentando que foi estabelecida uma meta de se plantar 20 mil mudas na cidade até o fim de sua gestão.”Isso irá tornar Natal mais bonita, agradável, ventilada e boa de se viver. Temos o compromisso de não só preservar o meio ambiente, como também fazer novas ações para além de preservar, ampliar a arborização para que possamos ter uma cidade mais oxigenada”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias, que destacou ainda a importância da ajuda na conscientização e no cuidado com nossa cidade por parte de toda a população.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Thiago Mesquita, ressaltou que no ano de 2022 comemoram-se 50 anos da célebre Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, que instituiu o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. "Foram 172 países em Estocolmo para discutir políticas públicas para conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental", citou.

Thiago Mesquita destacou ainda importantes ações da gestão para o desenvolvimento sustentável da cidade. Entre elas a conclusão da revisão do Plano Diretor de Natal e do Plano de Manejo do Parque da Cidade. E ainda a entrega das minutas de regulamentação das zonas de proteção ambiental 8, 9 e 10 para Câmara Municipal, no último mês, que irão, dessa forma, encerrar os atos administrativos relacionados a esses instrumentos de controle do uso dessas áreas.

Sobre o lançamento de sementes em uma área de recuperação ambiental do Parque da Cidade, o engenheiro florestal e chefe de Manejo do Parque, Luiz Correia, explicou que trata-se de uma ação importante para o aquífero de Natal. "A tempestade de sementes foi um projeto desenvolvido pelo Setor de Manejo Ambiental e Pesquisas Científicas da Unidade de Conservação Municipal com o objetivo de auxiliar o processo de regeneração natural dos ecossistemas presentes neste local, tão importante para a recarga do aquífero de Natal, sendo responsável por 40% desse abastecimento" ressaltou Luiz. O drone carregava um recipiente com sementes que, de acordo com o movimento no ar, elas eram lançadas no meio da vegetação do parque onde está havendo sua recuperação.

Outras ações complementam as atividades dentro da Semana do Meio Ambiente de Natal 2022, envolvendo toda a população. Com o tema “Uma Só Terra: cuide e preserve. Esta é nossa casa!”, a programação da semana traz ainda um drive-thru de lixo eletrônico, exposições fotográficas, feira de artesanato sustentável, oficinas, palestras e apresentações  culturais até o dia 9 de junho.  Coordenada pela Semurb, a programação mobiliza várias secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta.