A Prefeitura de Natal se comprometeu a pagar aos professores da rede pública municipal de ensino os mesmos valores praticados pelo Governo do Estado. A proposta foi apresentada  nesta quarta-feira (22) pelo prefeito Álvaro Dias aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN, durante audiência de conciliação realizada na 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) presidida pelo Desembargador Virgílio Macedo, na sede do Poder Judiciário do Estado. 
 
Caso seja acatada pela categoria, a proposta vai beneficiar mais de quatro mil servidores entre professores e educadores infantis. O Sinte/RN ficou de deliberar a proposta em assembleia da categoria antes de se posicionar junto ao Judiciário. O Desembargador Virgílio Macedo abriu o prazo de quinze dias para as partes apresentarem as suas alegações finais. Após esse tempo, ele deverá proferir a sua decisão. 
 
“Nossa proposta foi estudada pela área econômica da Prefeitura e está dentro do que podemos honrar sem colocar em risco o pagamento em dia de todos os servidores públicos como estamos fazendo e iremos continuar fazendo na nossa gestão”, disse o prefeito Álvaro Dias. 
 
O prefeito lembrou que a gestão municipal nunca deixou de honrar o piso nacional do magistério e continua disposta a cumprir com o pagamento integral dos valores do piso nacional. “Temos a tabela do que foi acordado entre o Sinte e o Governo estadual até dezembro e nos propomos a pagar exatamente os mesmo valores dentro da proporcionalidade. Esperamos a sensibilidade do Sinte/RN em aceitar a nossa proposta, já que fizeram o acordo com o governo estadual nesse mesmo patamar”, destacou o prefeito, que aproveitou a oportunidade e anunciou o pagamento de 40% do décimo terceiro salário para todos os professores da ativa da rede pública municipal de ensino junto com a folha de junho. 
 
O chefe do executivo municipal lembrou ainda que ao longo de sua administração o funcionalismo público municipal vem alcançando muitas conquistas como a aprovação dos reajustes no Plano Geral que beneficiaram mais de seis mil servidores. Além disso, também foram aprovados os planos de carreiras dos Médicos, da Guarda Municipal e dos Agentes de Mobilidade.
 
“Temos respeito e mantemos o diálogo com os sindicatos, mas também temos responsabilidade com o erário público e o pagamento em dia dos servidores e dos fornecedores da Prefeitura e estamos honrando dentro das nossas possibilidades”, reforçou.