A Prefeitura de Natal arrecadou mais de seis mil peças de roupas novas e seminovas, além de calçados, alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene para distribuir com a população atingida pelas fortes chuvas que caíram na capital nas últimas semanas. Os donativos são fruto de uma campanha solidária promovida pela gestão municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e do Comitê de Crise, em articulação com empresas parceiras, instituições religiosas e participação da população. 

“Criamos essa rede de solidariedade para minimizar o sofrimento de quem perdeu tudo em decorrência das chuvas. As pessoas atingidas deixaram tudo para trás, então decidimos coordenar essa questão dos donativos para que a ajuda chegue mais rápido”, comentou o prefeito Álvaro Dias. 

As famílias atingidas foram cadastradas pelas equipes da Semtas  e pela Defesa Civil. Os servidores da Assistência Social também estão responsáveis pela triagem, montagem dos kits e entrega. Estão sendo beneficiadas as famílias em abrigos provisórios, famílias atingidas que moram em torno das lagoas de captação, e as que tiveram suas casas invadidas pelas chuvas ou que sofreram algum dano patrimonial. 

A Prefeitura recebeu cinco mil peças de roupas novas da Guararapes Confecções, e outras 1.644 peças femininas, masculinas e infantis foram doadas pela Cosern/Neoenergia e pela população. Quem desejar doar, a Prefeitura montou  três pontos de recebimento: no Palácio dos Esportes (Petrópolis), no Ginásio Nélio Dias (Gramoré) e na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), na avenida Nevaldo Rocha. 

Segundo a titular da Semtas, Ana Valda Galvão, a secretaria do Trabalho e Assistência Social já havia entregue kits completos contendo cesta básica, colchões, roupas, kit de higiene pessoal e de limpeza para as 20 pessoas abrigadas na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação. Nesta terça-feira (12), foi iniciado o cronograma de entregas dos donativos recebidos na campanha. “Hoje nós entregamos 800 peças à comunidade de venezuelanos assistidos pela Prefeitura em conjunto com o Governo do Estado”, adiantou a secretária. 

Foram cadastradas famílias atingidas pelo transbordamento das lagoas de captação de Nova Natal, Jardim Primavera, lagoa de captação de Igapó e Parque Floresta. No momento são 1.809 pessoas assistidas pela Secretaria de Assistência Social, mas a estimativa é chegar a 3.600 pessoas, sejam beneficiadas com kits para amparar quem perdeu suas roupas e objetos.

 

Serviço: 
Pontos de arrecadação
Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte
Palácio dos Esportes, na Zona Leste
Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, na avenida Nevaldo Rocha (antiga Bernardo Vieira) 2180 - Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste
Funcionamento:
Das 8h às 18h

Para mais informações: (84) 98821 - 3910