A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, começa nesta terça-feira (19), a capacitação de 32 entrevistadores sociais que vão atuar no preenchimento de formulários do Cadastro Único e do sistema online V7, que operacionaliza todo o CadÚnico para programas sociais do Governo Federal.

O trabalho de um entrevistador é um dos mais importantes dentro da realização de enquetes, pois é o responsável em recolher a informação de forma verdadeira, fidedigna e oportuna. "Os entrevistados sociais são estudantes de serviço social e servidores administrativos da Secretaria que terão como principal papel a conexão entre a população e os programas sociais que se destinam às pessoas que fazem parte daquela comunidade. O nosso foco é aumentar a capacidade de atendimento do Cadastro Único", informa a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

Serão cinco semanas de capacitação que ocorrerá no Centro de Referência Elizabeth Nasser - CREN. As duas turmas, divididas entre manhã e tarde, irão realizar a parte prática de cadastros manuais atendendo ao público em ação a ser realizada no Instituto Vida Videira, como também irão realizar a prática de cadastros online nas unidades de Cadastro Único da Ribeira e do Panatis e a parte teórica dos cadastros manuais e online acontecerão no CREN e no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - Cemure.

Após a capacitação, os entrevistadores sociais irão atuar nas duas sedes do cadastro único e nas 12 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social - Cras. “Trata-se da maior Capacitação realizada pela Semtas, como uma estratégia para atender a alta procura pelo cadastramento no Cadastro Único”, afirma a  chefe do Setor de Gestão de Benefício e do Cadastro Único, Andréia Melo.