A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu na última sexta-feira (29) a reunião com diretores administrativos-financeiros das 146 unidades da Rede Municipal de Natal para alinhar atividades e orientações. O encontro organizado pelo Departamento de Gestão Escolar (DEG) foi realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Na pauta, orientações relacionadas aos departamentos de Recursos Humanos, Gestão Escolar e Finanças.

Na abertura, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano, destacou a importância da parceria entre diretores e a Secretaria Municipal de Educação.  “Estamos fazendo um esforço grande para realizar esse trabalho e acho que a palavra-chave é um trabalho colaborativo de toda Rede para funcionar, que precisa permanecer de mãos dadas. De procurar o outro. Digo sempre que é um caminho de mão dupla,” afirmou.

A chefe do Departamento de Gestão Escolar, Wanessa Cristina Rodrigues, lembrou que são sete meses na nova gestão das escolas e centros de educação infantil e a distribuição de atribuições entre o diretor pedagógico e o diretor administrativo-financeiro é para ser uma administração compartilhada e democrática. “A gestão escolar é um casamento. Quando eu escolho fazer parceria com aquele colega. Eu sei que às vezes eu vou passar mais tempo com ele do que com a minha família, e não existe uma função maior do que a outra, os dois diretores têm o mesmo poder de decisão, mesmo com atribuições diferentes, conforme a Lei nº147, que deve ser a leitura de cabeceira de vocês,” explicou Rodrigues.

Informações importantes acerca do calendário letivo de 2022 foram apresentadas assessora pedagógica do Departamento de Gestão Escolar,  ngela Maria de Souza, que orientou aos gestores restituir o documento – calendário letivo – incluindo a reposição das aulas dentro do prazo previsto no Setor de Normas e Organização Escolar (SNOE).  “As unidades escolares precisam apresentar o calendário letivo, porque ele serve para saber o cumprimento dos 200 dias, até mesmo para questão de férias e licença de professores e quadro de reposição dos dias paralisados, saber quem vai repor, quantos dias irão repor, quem não vai repor, precisamos ter toda essa informação”, explicou Souza.

Destacando ações relacionadas ao Departamento de Recursos Humanos, Daniell Victor Rendall mencionou a relação dos processos seletivos para contratação de professores e educadores infantis, carga suplementar, servidores terceirizados, folha de ponto e os profissionais de apoio escolar que irão atuar nas unidades de ensino.  “Os profissionais de apoio escolar irão participar de um curso sobre primeiros socorros, e a proposta é de que estes profissionais sejam encaminhados para as unidades de ensino mediante as qualificações necessárias, justamente para poder ter todo um planejamento”, disse Rendall.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa Costa de Queiroz reforçou um maior empenho na participação dos professores nas formações pedagógicas. “Temos a dedicação dos nossos assessores pedagógicos para elaborar, produzir o conteúdo das formações e buscar parcerias.  Então, os gestores tem um papel fundamental de participar dessas discussões no sentido de valorização da formação, para que não percamos esse espaço e desconstruir aquilo que lutamos para conseguirmos”, reforçou Queiroz.

O Departamento de Finanças apontou questões importantes do funcionamento da Coordenação de Acompanhamento de Prestação de Contas de Projetos Educacionais (COAPC) relacionadas à Merenda Escolar.