A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) e Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu, na tarde desta quinta-feira (1), um encontro entre atletas de vôlei, profissionais de alto rendimento, e alunos de escolas municipais e das escolinhas da Estação Cidadania Professor Jorge Moura, com o intuito de estimular a prática de esportes. O momento teve o apoio do Banco do Brasil, patrocinador do Vôlei de Quadra e Praia, da Federação Norte-riograndense de Voleibol e Confederação Brasileira de Voleibol.

Os jovens ouviram os depoimentos e tiveram a oportunidade de conversar com os jogadores de vôlei Arthur Mariano e Adrielson e Thatiana Damásio e Andreza, que estão em Natal para o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, além da ex-jogadora potiguar oito vezes campeã do circuito mundial e três vezes eleita a melhor do mundo, Juliana Felizberta da Silva. Para Jódia Melo, titular da SEL, “os atletas, em contato com os alunos que estão em idade escolar, poderão dizer o quanto é importante praticar o esporte e expor todos os valores que isso traz, além de alcançar esse sonho, tal como esses atletas que estão no auge da carreira”.

Para a potiguar e ex- jogadora de vôlei Juliana Felizberta da Silva, “esse momento vai mexer com a vida de alguns jovens, como mexeu com a minha. No passado, quem estava ali sentada e vendo atletas jogando era eu e tive a oportunidade de ser mordida por esse mosquitinho da curiosidade, que despertou uma paixão que mudou a minha vida e eu pude jogar no mundo inteiro e mudar a minha história. O meu sonho é que daqui a vinte anos, alguns deles possam trilhar esse mesmo caminho”, disse.

Este sentimento foi compartilhado pelo aluno da escola municipal Josefa Botelho, Isaac Galvão, 16. “Muito legal a ideia de conhecer os jogadores, saber da vida deles porque eu tenho vontade de viver do esporte”, disse. Segundo a professora Mirella Nogueira, da escola municipal Vereador José Sotero, as crianças e jovens ficaram empolgados com o encontro. “Eles não teriam a oportunidade de encontrar atletas de alta performance e isso é estimulante para eles”, disse.

A jogadora Andreza Chagas comentou sobre a importância da Prefeitura oferecer a oportunidade do contato dos jovens com atletas e o esporte. “Eu fico muito feliz em saber que no Rio Grande do Norte há um projeto social que consiga fazer com que essas crianças, através do esporte, sejam dignificadas”, disse. Esse é o mesmo pensamento do jogador Adrielson Emanuel. “Eu acho muito importante ter essas ações sociais para as crianças. O esporte mudou minha vida e eu espero que possa mudar a delas”, disse.

O encontro aconteceu no Ginásio Palácio dos Esportes e contou com a participação de alunos das escolas municipais Professora Maria Madalena Xavier, Professora Josefa Botelho, Vereador José Sotero e Escola Municipal Cívico-Militar Professor Veríssimo de Melo.