Conforme anunciado, as Obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura iniciaram no último domingo (04) com o trabalho de retirada e relocação de postes ao longo da via no sentido Centro/Zona Norte. Essa etapa, que tem a previsão de duração de 15 dias, avançou bastante ao longo desta segunda-feira (05). As equipes da Cosern intensificaram os serviços, e uma equipe de agentes da secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU) está de prontidão no local para disciplinar o tráfego na região, já que mais de 75 mil veículos circulam diariamente pela via, sendo o local um dos principais corredores de transporte público da cidade. O projeto prevê a aplicação de investimentos na ordem de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo Governo Federal.

“Começamos essa obra que é uma das mais relevantes da nossa gestão. Vamos promover uma grande requalificação na Felizardo Moura para gerar mais conforto, segurança e melhorar as condições de trafegabilidade na via. Temos um prazo de 18 meses no contrato para concluir os trabalhos, mas vamos nos empenhar para que tudo seja entregue no menor tempo possível. Esse era um serviço esperado e aguardado há muito tempo por todos que a utilizam. Uma espera de trinta anos que estamos viabilizando. Vamos continuar trabalhando para estruturar a nossa cidade e oferecer o melhor para a população”, disse o prefeito Álvaro Dias.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, a primeira etapa da obra compreende o trecho entre a ponte de Igapó e a rua Jandira. Ainda segundo ele, a segunda etapa será realizada da rua Jandira até a trincheira embaixo do viaduto da Urbana. E a terceira etapa, será da Felizardo Moura no sentido Zona Norte. Ele disse que a Felizardo Moura ganhará mais uma via, a reversível. “Serão beneficiadas em torno de 750 mil pessoas na Zona Norte. Os transtornos ocorrerão por serem inevitáveis, mas o município está tentando amenizar ao máximo para que em breve tenhamos uma nova Felizardo Moura. Até porque vai reduzir o tempo de percurso em até 50% e dar fluidez ao trânsito em torno de 30%”, ilustrou o gestor.

Serviços
A obra na Felizardo Moura prevê drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas. Após esse trabalho de mudanças da posteação e a preparação das tubulações, a via será interditada no próximo dia 18 de setembro. O acesso à avenida será permitido apenas para o transporte público coletivo, veículos de emergência e de serviços públicos. Para os demais veículos, o acesso será bloqueado, sendo recomendados alguns desvios, entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana. Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à zona Sul de Natal. Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.

A secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vai acompanhar os trabalhos permanentemente com o intuito de minimizar os transtornos: “Passada essa fase inicial, terá início a obra propriamente dita, na parte física, com a retirada da pavimentação. Os motoristas que vão da Zona Leste para a Zona Norte devem usar a Ponte Newton Navarro, o mesmo no sentido contrário, e os condutores que vão das zonas Oeste e Sul para a Norte, o melhor caminho a ser utilizado é pelo desvio por Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Em um primeiro momento, todos terão um prejuízo porque vão aprender a se deslocar. Os primeiros 10 dias serão bastante difíceis para as pessoas da região da Felizardo Moura. Mas nós vamos acompanhar e criar alternativas para os motoristas”, garantiu o adjunto da STTU, Walter Pedro.