A Prefeitura do Natal - por meio da parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana, o Comando de Policiamento do Rodoviário Estadual, o Conselho Estadual de Trânsito, a Secretaria Municipal de Saúde e todos órgãos que compõem o programa Vida No Trânsito – iniciou nesta segunda-feira (5) campanha educativa focada na redução dos acidentes com os motociclistas. A primeira ação aconteceu na Av. Salgado Filho, nas imediações do Hospital Walfredo Gurgel.

“O motociclista tem sido o foco das autoridades de trânsito locais, estaduais e nacionais. Nos últimos anos, com o aumento do serviço de moto entregadores, cresceu também o número de acidentes. E este fato tem uma relação direta com a jornada de horários e metas para os profissionais que atuam na área, além de outros fatores”, destaca Evandro Motta, diretor de Educação de Trânsito da STTU.

O outro fato é que o modo como conversam o motorista e o motociclista precisa mudar. É necessário o motociclista respeitar as leis de trafegabilidade segura assim como o condutor de veículo. Um trânsito seguro se faz por meio de pessoas e de pequenas atitudes como: a gentileza, a atenção, o respeito ao sinal vermelho, um olhar no retrovisor e a cordialidade. Sabendo respeitar e dividir o espaço, observando que todos têm necessidades de deslocamento e que precisam ser respeitados.

Dentro do município a campanha tem ainda o objetivo de ressaltar os cuidados especiais para os profissionais motociclistas como não usar o celular enquanto pilota, acender os faróis durante o dia, manter-se visível para os condutores, respeitar os limites de velocidade, evitar ultrapassagem nas curvas, ter cuidado em cruzamentos e ponto cegos, além de realizar a revisão periódica das motos.