Os secretários municipais de Natal irão se reunir na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), na próxima terça-feira (27), às 9h, para conhecer melhor e entender o funcionamento do Programa Banco de Alimentos desenvolvido pela Semtas. “O objetivo deste encontro é expandir as ações e parcerias do Banco de Alimentos, dando maior visibilidade e adesão ao programa”, afirma Madalena Faustino, Diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas.

De acordo com a Diretora, a Semtas pretende gerir todos os alimentos que são arrecadados através dos eventos, feiras e ações pelas demais secretarias do Município do Natal, para que assim os alimentos tenham um direcionamento adequado. “Temos uma lista com 41 instituições cadastradas que recebem os alimentos. Seguimos um critério objetivo de prioridades para as doações: as instituições devem desenvolver projetos sociais e voluntários de grande relevância para a comunidade, estarem cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social e não terem fins lucrativos”, explica Madalena Faustino.

O Banco de Alimentos é uma das ações do Programa Fome Zero, do Governo Federal, implantado no Município do Natal através da Semtas, que articula a rede de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos para potencializar a doação de alimentos no município, que são distribuídos gratuitamente para programas e entidades socioassistenciais, de acordo com suas necessidades reais.

“O principal objetivo do Programa é evitar o desperdício de alimentos e contribuir para uma melhor qualidade na alimentação dos cidadãos que mais precisam. Hoje contabilizamos 37 empresas do ramo alimentício que são doadoras”, conclui a Diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas.