O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) realizou na última quinta-feira (01) uma mobilização de saúde para falar sobre a Esquistossomose, entre os moradores do conjunto José Sarney, no bairro de Lagoa Azul. O objetivo é realizar um plano de ação contra essa doença que atinge a região, cujo local sofreu recentemente com o transbordamento da lagoa de captação, em virtude das chuvas que afetaram a capital.

Em análise no CCZ, a lagoa de captação do Soledade, situada no conjunto José Sarney, teve identificação positiva para Schistosoma mansoni. Esse parasita causador da Esquistossomose, ou barriga d'água, tem os caramujos do gênero Biomphalaria como hospedeiros intermediários.

"A ação é conjunta entre CCZ, USF José Sarney e USF Soledade II como primeiro passo para a atividade de Inquérito Coproscópico, a iniciar no dia 05 de setembro. O Inquérito Coproscópico visa o diagnóstico e tratamento das pessoas infectadas por essa parasitose", comenta Jan Pierre, Chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Natal.

O CCZ realiza periodicamente uma análise de todas as lagoas de captação do município e quando necessário realiza ações de controle: blitz educativa, análise laboratorial e parcerias com a atenção primária para encaminhamento de diagnóstico e tratamento nas unidades básicas de saúde.