No bairro de Mãe Luiza, Zona Leste da capital, os Centros Municipais de Educação Infantil Padre João Perestrello, Nossa Senhora de Lourdes e Galdina Barbosa Silveira Guimarães e a Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva, promoveram uma Caminhada Cívica-Cultural com a participação dos estudantes, pais, professores, gestores e coordenadores pedagógicos destas unidades de ensino. O momento cívico aconteceu no último sábado (10).

Durante o evento, foram apresentados aos moradores do bairro, as atividades escolares e os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas quatro unidades de ensino. A caminhada iniciou em frente ao campo de futebol, localizado na Avenida João XXIII, e foi encerrada com apresentações culturais no pátio da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, fundada em 1983, pelo padre Sabino Gentille.

Enaltecendo o Bicentenário da Independência do Brasil, os estudantes levaram um colorido especial às ruas do bairro, apresentando diversos pelotões conduzidos pela Banda Marcial do Centro Sócio-Pastoral, com o tema “Belezas naturais e culturais do bairro de Mãe Luíza”. As unidades de ensino mostraram atividades desenvolvidas nas salas de aula e cada uma escolheu a forma de celebração na caminhada cívica, elaborando cartazes sobre o assunto ou exibindo flâmulas e cores em verde e amarelo.

Os estudantes foram divididos em grupos temáticos, com faixas e cartazes, informando ainda aos moradores sobre aspectos relativos à arte, cultura, educação e a saúde no bairro. Teve a representação do uso consciente da água e do combate ao mosquito da dengue, da reciclagem do lixo, da música mediando o desenvolvimento infantil, dos pescadores de Mãe Luiza, do caráter conta e do esporte.

A gestora do CMEI Padre João Perestrello, Rejane Souza Dantas, reforçou que a caminhada cívica-cultural envolvendo os três centros infantis e a E. M. Professor Antônio Campos, era um resgate da tradição das comemorações da Independência do Brasil, após dois anos sem desfile, por causa da pandemia da Covid-19. “Cada escola levou para o desfile, as temáticas desenvolvidas com as crianças em sala de aula, durante o segundo trimestre, com o tema geral “Belezas naturais e culturais do bairro de Mãe Luíza”, disse.

O estudante João Paulo da Silva, do 5º ano da Escola Municipal Professor Antônio Campos, comentou que o desfile era uma oportunidade de apresentar o que a escola está ensinando aos alunos. “Participar deste desfile foi muito importante pois representamos a nossa escola. Foi bem legal, porque caminhamos pela rua do lugar que moramos e mostramos o que estamos estudando”, enfatizou.

Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação

Já na Zona Norte, a Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, localizada na Rua José Luiz da Silva, também realizou no sábado (10), o Desfile Cívico em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Outras 15 escolas da região também participaram do desfile que saiu pelas ruas do bairro às 15 horas.

Mais de 500 estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da E. M. Nossa Senhora da Apresentação, participaram do evento. “A proposta visa o resgate cívico e a união entre as unidades escolares do bairro. Estamos na nossa segunda edição, e é um momento que faz o aluno refletir, trazendo trocas de experiências com outras unidades de ensino, além da importância do civismo, desse marco importante que é a nossa Independência do Brasil”, ressaltou o gestor administrativo Edson Crézio Lopes Barbosa.

Foram apresentados os projetos de leitura, o programa Justiça e Escola, as questões de esporte e cultura na escola e da educação, valorização e respeito. O desfile contou com a participação das bandas marciais da Escola Estadual Winston Churchill e da Guarda Municipal de Natal. O momento cívico contou ainda com o apoio e parceria da Guarda Municipal de Natal e Polícia Militar do RN, realizando a segurança do evento.