Professores da Rede Municipal de Ensino participaram da Formação Continuada de Matemática nesta quarta-feira (14), no Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN. O encontro teve como objetivo apresentar as possibilidades de uso pedagógico do Referatório de Objetos de Aprendizagem - Obama (Objetos de Aprendizagem para Matemática). A plataforma Obama disponibiliza recursos digitais que os professores podem utilizar para potencializar o processo de aprendizagem, chamando a atenção do estudante com estratégias lúdicas de ensino.

O professor do IMD, Dennis Leite Maia, explicou os objetivos da plataforma Obama e sua finalidade no meio educativo. “A plataforma referencia recursos digitais da internet e também serve como plataforma para planejamento das aulas. A ideia do projeto é disponibilizar recursos educativos digitais, facilitar que os professores os encontrem e que estando nessa plataforma, ele já produza o plano de aula. Temos objetos de aprendizagem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio que facilitam o trabalho docente”, disse Dennis Maia.

Da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, o professor Paulo Bertoldo Medeiros Carvalho, contou que a plataforma facilita bastante o aprendizado do aluno na disciplina de Matemática. “Também é importante para estimular o interesse dos estudantes pela matéria. É uma disciplina que muitas vezes eles têm uma certa dificuldade, então ter um site como este facilita que eles se interessem pelo conteúdo e percam alguns medos, aprendendo de uma forma lúdica”, afirmou o professor.

A assessora pedagógica de Matemática da SME-Natal, Carmélia Xavier, comentou sobre a relevância de trazer o contato com recursos de aprendizagem variados aos professores da Rede Municipal de Ensino. “Um dos nossos parceiros na SME é o Metrópole Digital, e é extremamente importante ter esses recursos digitais na Educação”, pontuou a assessora.