O Núcleo de Atenção Especial – NAE, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, ganhou há menos de um mês um profissional que está transformando a realidade das crianças. O arte-educador, Emanoel Esperidião Barros Neto, está trabalhando em conjunto com a equipe de pedagogia na realização de atividades artísticas em grupo com os usuários. “O trabalho é realizado duas vezes por semana e resgata a memória e o cotidiano das crianças através das imagens. Participam das atividade artísticas cerca de 40 crianças com paralisia cerebral, deficiência mental e diversas síndromes”, afirma Milena Maia, Coordenadora do NAE.

A Coordenadora destaca a importância do trabalho para o desenvolvimento dos usuários. “Através do desenho e da pintura, a criança com deficiência pode se expressar, socializando seu interior e demonstrando sua singularidade. Pode, também, trabalhar suas emoções e habilidades, o que contribui, assim, para sua inserção social. Nós da equipe percebemos um desenvolvimento significativo desses usuários referente a questão da socialização, educação, interação com outras crianças, com os profissionais e até mesmo com a família”, afirma a Milena Maia.

Está previsto para o mês de outubro uma exposição dos trabalhos das crianças no espaço da galeria de arte do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. “Será uma excelente oportunidade das crianças apresentarem a todos os trabalhos realizados e também os objetivos alcançados”, complementa a Coordenadora.

Sobre o NAE

O NAE destina-se ao atendimento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, bem como a suas famílias, tendo como objetivo contribuir para a conquista da autonomia, a inserção social e a participação efetiva na sociedade, por meio de ações de prevenção de deficiências, reabilitação, igualdade de oportunidades e proteção social. Atente ao todo 180 crianças.