Na manhã desta quarta-feira, 20 de julho, a equipe de fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) comandou a operação para remoção da nova Favela Via Sul, instalada há cerca de 73 dias, na rua Bruno Pereira, localizada no Parque das Colinas, zona sul da cidade. Eram 15 famílias que ocupavam a via pública, localizada numa área de grande fragilidade ambiental da cidade.

A operação se iniciou por volta das 9 horas da manhã, com a retirada dos primeiros barracos que estavam desocupados. O local era ocupado por carroceiros que viviam da coleta de lixo. De acordo com a coordenação do Plantão Social/Semtas, “as famílias que retornaram para a favela estão em situação de risco e vulnerabilidade social e são oriundas da antiga favela Via Sul, informa ela. Havia muito lixo acumulado no local como garrafas de vidro e plástico, papelão, entre outros materiais que estavam depositados na entrada da rua.

Os indícios da ocupação começaram em março deste ano, quando a fiscalização da Semurb esteve no local, mas apenas encontrou o amontoado de lixo. Só no mês de maio foram levantados os primeiros barracos e imediatamente notificados pela secretaria para sair do local. Por solicitação da Semurb, o juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, por se tratar do mesmo tipo de ocupação, reitera a sentença expedida para a antiga favela Via Sul, que determina a retirada dos invasores da área pública.

Com o cadastro na mão as assistentes sociais da Semtas, prestaram todo o acompanhamento técnico e assistencial às famílias que resistiam em ficar lá “todas foram entrevistadas e orientadas a retornarem às casas que já receberam da Prefeitura em outubro de 2009”, disse a coordenadora do Plantão Social, Lucilla Lima. Ela informou ainda, que das 15 famílias, apenas uma era oriunda da cidade de São Paulo do Potengi-RN e para ela foi oferecida as passagens para que retornasse a sua cidade.

Ao final todos os barracos foram desmontados e o material recolhido para a usina de reciclagem da Urbana. Para as famílias foi disponibilizado transporte para levar os seus móveis para o local indicado por eles. No final da tarde o trator continuava com a retirada do lixo e dos entulhos para devolver à população a via pública.

A operação foi realizada em conjunto com as secretarias Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Trabalho e Ação Social (Semtas), Urbana, Semopi, Oficiais de Justiça e Policiais Militares.