A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e o Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental (SAPEF), promoveram a formação “O lugar das metodologias ativas e competências socioemocionais na Educação 5.0”, para todos os assessores pedagógicos na tarde desta quinta-feira (20), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

O evento teve o propósito de alinhar aos assessores uma ação pedagógica para reflexão e prática em conjunto, dividindo conhecimentos de acordo com as áreas. A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa Costa de Queiroz, ressaltou que “será um ciclo de formações com temáticas atuais, necessárias e importantes para recompor o aprendizado para o assessoramento nas escolas”.

A assessora pedagógica Mona Lisa Dantas, que foi interlocutora da formação, reforçou ser um momento de reflexão entre todos os formadores sobre as metodologias ativas e as habilidades socioemocionais para alinhar o trabalho junto à SME-Natal e aos professores numa perspectiva de aperfeiçoamento profissional. “Vamos ter uma parte mais de metodologia ativa e de habilidades socioemocionais com reflexões pedagógicas e outra parte de workshop na forma de oficina prática”, afirmou.

Já o assessor pedagógico Rudson Gomes destacou na formação uma retrospectiva histórica desde os anos de 1990, das gerações educacionais tecnológicas até a origem da Educação 5.0. “A proposta da Educação 5.0 é transformar o aluno como protagonista do seu aprendizado, ele vai se integrar aos problemas e procurar soluções, seja através da aprendizagem por meios de jogos, gamificação ou sala de aula invertida, onde o estudante pesquisa o assunto indicado e apresenta os resultados individualmente ou em grupos para toda sala de aula”, exemplificou.

Entre os assuntos abordados pela professora Mona Lisa Dantas, foi destacada a temática junto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), englobando competências socioemocionais a partir de fatores como projeto de vida, empatia e cooperação, argumentação, autoconhecimento, responsabilidade e cidadania. “É uma reflexão da geração que se quer no futuro e o que queremos mudar neste contexto escolar atual”, ponderou.