Um painel colorido fortalecendo a cultura de paz. Assim, está ficando o muro externo da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, localizado no bairro de Lagoa Azul. Uma obra de arte com 45 metros quadrados está ganhando vida pelas mãos da artista plástica Patrícia Cristina de Oliveira Sousa (SouPúrpura). A unidade de ensino atende atualmente 1215 estudantes do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental.

A artista foi selecionada por um edital da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) para realizar esse trabalho de pintura em seis unidades de ensino da Rede Municipal de Natal no ano de 2022. Além da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, o edital está beneficiando o Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo e as Escolas Municipais Professora Zeneide Igino de Moura, Djalma Maranhão, Monsenhor José Alves Landim e Estudante Emmanuel Bezerra. Os artistas selecionados foram Patrícia Souza, Guilherme Souza, Jonathan Justino, Diogo Borges, Hudson Deivi e Gustavo Felinto.

A artista Patrícia Sousa conta que trabalha com a arte do grafite desde 2011. “Esse ano está sendo o segundo muro de escola que estou pintando. A primeira foi no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Eulália Gomes da Silva”. Ela ainda destaca o potencial que as ilustrações possuem em gerar cor e sentimento no ambientes grafitados.

“A escola pediu o tema da cultura de paz, e eu fiz o esboço, que foi aprovado pela equipe da unidade de ensino para o início do trabalho. Na realização desse mural estou usando de 10 a 15 latinhas de spray. A ideia é fazer uma pintura suave, que remeta ao bem-estar, com cores que trazem leveza, junto a frases que visam trazer bons sentimentos de felicidade e alegria”, ressaltou a artista.

A gestora administrativa da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Adriana Rocha de Souza Fortes da Silva, explicou sobre como a pintura servirá para o sentimento de preservação do patrimônio escolar e destacou a importância da arte no cotidiano educativo. “Esse é um projeto da Funcarte, onde foram selecionados alguns espaços para receber esse atrativo. O tema escolhido foi justamente para transformar a frente da escola em um espaço bonito, um cenário para gerar esse sentimento de pertencimento a escola, valorizando o ambiente escolar”, relatou a gestora.