As tradições culturais da Vila de Ponta Negra serão celebradas neste sábado (5), das 16h às 22h, com o projeto Afeto Cultural “Uma Reverência aos Mestres da Vila de Ponta Negra”, que integra o calendário do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte).

O Projeto tem como principal objetivo reconhecer e valorizar os mestres vivos e in memoriam que fazem parte da história local do bairro Vila De Ponta Negra. Unindo a tecnologia e os conhecimentos dos Mestres, o projeto celebra também o Dia Nacional da Cultura através de exposição fotográfica, apresentação da orquestra do Sol, show de Rafaela Brito, mostra audiovisual, além da estreia do videoclipe “Ensinamentos da Borboleta”, de Deth Haak. O acesso é gratuito.

O projeto também fará a entrega de placas de cerâmica - elaboradas pelas artistas Vivi Fujwara e Clarissa Torres - em homenagem aos oito mestres da Vila e uma placa com a poesia afetiva da saudosa Professora Zélia dos Prazeres que serão fixadas na Praça do Cruzeiro.

Na programação estão registros fotográficos dos reconhecidos fotógrafos Canindé Soares, João Maria Alves, Flávio Rezende e Maria Maré, fotógrafa da própria comunidade, com fotos do Mestre Sebastião Matias - Rei dos Congos, palhaço e brincante de pastoril e Mestre do Maçariquinho da Beira da Praia. Há também fotos do Mestre Severino do Coco de Roda (falecido no dia 6 de agosto), que  foram cedidas pelo acervo do Grupo Coco de Roda de Mestre Severino, de autoria de Diogo Ferreira e Alana Alencar.

O projeto Afeto Cultural tem apoio da Prefeitura do Natal, que também é parceira do projeto “As  Cores da Vila”. “Essa união de projetos do mesmo território é uma estratégia acolhedora e muito dinâmica, porque potencializa a visibilidade de nossas ações. É urgente a valorização desses mestres, queremos para além de homenagear, fazer um alerta a toda a sociedade para que enxergue e valorize essas pessoas. Queremos reverenciar essa representatividade para a comunidade onde eles estão inseridos, para que esse reconhecimento transcenda ao tempo e ao espaço”, destaca Nathy Passos, coordenadora do projeto Cores da Vila, incentivado pela Prefeitura do Natal.

SERVIÇO:
Abertura da Exposição fotográfica AFETO CULTURAL
Estreia do Videoclipe “Ensinamentos da Borboleta”
Apresentações Musicais: A Orquestra Terra do Sol e Rafaela Brito
Mostra de documentários dos Mestres da Vila de Ponta Negra.
Local: Praça do Cruzeiro (Vila de Ponta Negra)