A importância de ingerir alimentos saudáveis é tema de peça teatral apresentada nesta quinta-feira (03), na Escola Municipal Celestino Pimentel. O momento faz parte da programação do “Experiência Chef Nordeste”, projeto cultural apresentado pela produtora MR2, via Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (PRONAC). As apresentações acontecerão o dia todo e terminam nesta sexta-feira (04) com uma experiência culinária que ensinará aos estudantes uma receita utilizando coco, contemplando os 850 alunos matriculados do 1º ao 9° ano do Ensino Fundamental e EJA.

Responsável por dirigir a encenação, o produtor cultural Célio Paladino, comentou que é um projeto que promove a alimentação saudável e o não desperdício dos alimentos. “Por meio do teatro, é passado para os estudantes de uma forma lúdica, onde eles aprendem brincando a se alimentar bem. Na sexta iremos realizar uma oficina culinária onde o alimento escolhido foi o coco, por se tratar de um alimento popular da nossa região, eles aprenderão a fazer receitas com o coco”, disse o produtor cultural. Ademais, ele cita que o projeto ainda visitará escolas em João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e Recife (PE), totalizando mais de 1.500 alunos vivenciando a experiência.  O projeto tem patrocínio do Carrefour.

Após ter assistido à apresentação, Ashley Melina dos Santos Barbalho, de 11 anos, do 5° ano, contou o que achou da peça. “Achei muito divertida porque ensina as crianças, inclusive eu, a comer frutas. Eu já comia frutas todo dia e a que mais gosto é melancia”. Quem também comentou sobre o que achou da apresentação foi Anne Caroline Santos Silva, da mesma turma. “Achei que foi muito legal e aprendi bastante sobre ter que comer frutas boas, apesar de gostar de chocolate, aprendi que em excesso faz mal para saúde”, disse.

A gestora pedagógica da Escola Municipal Celestino Pimentel, Jeanne Maciel da Silva afirmou que a experiência possui uma mensagem valiosa a ser ensinada às crianças, transmitida de forma lúdica por meio do teatro. “É muito interessante e toda apresentação é bem-vinda, os alunos se divertem e interagem bastante. A peça retrata a importância de consumir alimentos ricos em vitaminas e que são saudáveis para o desenvolvimento delas. Mostrando que não existem apenas alimentos que fazem mal e que eles podem optar por opções melhores para o seu corpo”.