Com o tema “Nas fontes da leitura e da escrita jorra a qualidade de vida no planeta”, foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (26) a XII Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (Marco) promovida pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a participação de 82 unidades de ensino, entre Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. A abertura contou com a participação da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, do secretário da SME, Edivan Martins e da vice-reitora da UFRN, Ângela Cruz.

“Que todos vocês, crianças, jovens, educadores e gestores possam a partir de hoje aproveitar a Marco para aprender mais para ter a possibilidade de conhecer o mundo de uma forma mais ampla alem dos muros e salas de aula das escolas. O que plantarmos hoje através da ciência, da cultura e da arte vamos colher no futuro através de um cidadão mais preparado para viver em sociedade”, disse a prefeita Micarla de Sousa durante a abertura da Marco.

Ainda durante a abertura da Marco, a prefeita Micarla de Sousa e as autoridades presentes assistiram a apresentações teatrais do Centro Municipal Infantil, Jesiel Figueiredo, da banda de música da Escola Municipal Ferreira Itajubá e do Coral Sons da Terra.

Marco
De hoje até a próxima sexta-feira (30), a proposta da Marco é integrar a importância da leitura e a responsabilidade com o meio ambiente no processo de formação de crianças e adolescentes. A Mostra acontece na praça cívica do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), paralela a programação da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec). Até agora estão inscritos 1.918 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental para participarem da programação da SBPC Jovem e 550 na I Olimpíada Potiguar de Ciência e Tecnologia.

A vice-reitora da UFRN, Ângela Cruz, ressaltou a parceria da Universidade com a Prefeitura do Natal. “Este ano nós estamos sendo brindados com a realização da SBPC, com a presença de centenas de pesquisadores e mais uma vez com a participação das crianças da rede municipal de ensino, crianças que serão os cientistas do futuro”, disse Ângela Cruz.

A Marco é definida como um espaço de socialização e divulgação dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas instituições de ensino, construídos a partir dos conteúdos curriculares e das experiências realizadas no cotidiano da sala de aula, além das atividades que ocorrem no contraturno, tendo como norte as discussões iniciadas durante a Jornada de Educação das Escolas da Rede Municipal (JENAT).

Toda produção das unidades municipais estão distribuídas nos 56 estantes, contando ainda, com a realização de oficinas, rádio, palco para a apresentação de artistas, publicação do Jornal Jovem MARCO e o Cientista Jovem MARCO. A expectativa da organização é de que durante os cinco dias do evento circulem pelos estandes aproximadamente 69, 5 mil pessoas, sendo que, 60 mil estudantes, 5,5 mil professores e gestores da rede municipal.