A 1° Mostra de Sustentabilidade do Parque da Cidade, a Sustentabiliparque, se encerra nesta quarta-feira,30. Durante os dois dias, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte esteve com diversas atividades e ações voltadas para a sustentabilidade. Foram exposições, palestras e oficinas, além de trilhas guiadas dentro da unidade de conservação. O evento será encerrado com momento de lazer e cultura com uma aula de zumba e apresentação cultural com show da cantora potiguar, Analuh Soares, às 17h.

Na abertura, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita destacou a importância de se discutir um tema tão importante para a sociedade. Em sua fala, fez um breve histórico sobre como surgiu conceito de desenvolvimento sustentável, que a princípio era um viés conceitual, romântico e ideológico, sendo substituído em 1992, durante a Eco 92, para sustentabilidade, conceito mais aplicável, ressaltou ele. Segundo ele, isso mudou completamente o conceito porque diz que algo só é sustentável, se e somente se, garantir eficiência econômica, equidade ou justiça social e a preservação de recursos naturais dentro da capacidade de suporte de seus sistemas.

Portanto, 30 anos depois estamos discutindo o tema sustentabilidade. “Quero falar da minha alegria em ter aqui empresas parceiras do evento, que trabalham com reciclagem. Elas aplicam na prática, o conceito porque retiram aqueles resíduos que trariam contaminação do solo, do ar, dos recursos hídricos e as transforma, investe valores, gera emprego e renda, transforma socialmente famílias, vidas, gera divisas, receita e lucro e, ao mesmo tempo cuida dos recursos naturais. Precisamos resgatar, viver e aplicar o verdadeiro conceito de sustentabilidade”, finaliza.

A diretora do Idema, Iracema Wanderley falou dos desafios para entender esse ambiente cada vez mais complexo e buscar soluções conjuntas para alcançar a sustentabilidade. Ressaltou a importância de fortalecer o Comitê municipal de educação ambiental em prol do meio ambiente. Esteve presente também um representante da Escola Agrícola de Jundiaí, que trabalha com compostagem de minhocas como fertilizante.

Entre as exposições estão a da Bioma Soluções Ambientais, que demonstrou o uso do biodigestor, inclusive foi feito e distribuído pipoca com a utilização do biogás proveniente dele, bem como de biofertilizante também subproduto do biodigestor. A utilização de papéis reciclados e plantáveis com a Arte de Noelma; e compostagem e minhocas do Minhocário Berg. Amostras do material que é coletado pela empresa Recicla RN.

Segundo o chefe do setor de educação ambiental, Otávio Escóssia, o compartilhamento de experiências, nos faz perceber que educar é uma parte da engrenagem. “A sustentabilidade é importante para entendermos a aplicabilidade dos elementos que temos a nossa volta, na medida certa para a nossa vida. E essa iniciativa visa isso, apresentando experiências que já são aplicadas em nosso cotidiano a outras pessoas”, finaliza.

Entre os parceiros do evento estão o Idema-RN, a Bioma Soluções Ambientais, Arte de Noelma, Recicla RN, Minhocário Berg, Sólido Soluções Ambientai e o Projeto Bem-estar e Qualidade de Vida do Servidor da Semurb. Tendo como patrocinador a Recicla RN.