A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal (NTE), localizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), está com inscrições abertas para o III Curso de Capacitação na Área de Jogos e Gamificação. O edital está disponível no portal da Prefeitura do Natal, na página dedicada à SME-Natal e as inscrições estão disponíveis a partir desta segunda-feira (12), de forma online. As inscrições são realizadas divididas em turnos matutino e vespertino. O curso vai iniciar no dia 01 de março de 2023 e disponibiliza 60 vagas. O edital está disponibilizado aqui.   
 
O III Curso de Capacitação em Jogos e Gamificação tem como objetivos e metas valorizar os jogos e a gamificação na educação refletindo sobre sua importância no desenvolvimento de habilidades tanto do professor quanto do aluno, oportunizando uma nova forma de construção de conhecimento e implementar jogos e a gamificação em sua realidade escolar/instituição.
 
Das 60 vagas, 45 serão disponibilizadas preferencialmente para professores da Rede Municipal de Ensino de Natal, e 15 para professores de outras instituições com vínculo comprovado. É imperativo que os candidatos ao curso estejam na ativa com devida comprovação, nas seguintes funções: professor da educação básica ou na função coordenação/gestão pedagógica; assessor pedagógico, sala de recursos multifuncionais - SRM; ambientes interativos (sala de vídeo), mediadores de leitura ou funcionários da área da saúde e graduandos em pedagogia/licenciatura. 
 
O curso possui carga horária de 120 horas, na modalidade semipresencial. Os encontros ocorrerão duas vezes por semana, um dia de forma presencial, ministrada no NTE Natal, localizado no Cemure, no turno escolhido pelo aluno e o segundo, com aulas online, postadas no aplicativo google sala de aula. 
 
O curso será ministrado pela professora Eudesia Maria Carvalho de Freitas, respectivamente, no NTE. Está na sua terceira edição, devido à grande procura dos professores. Caso o professor interessado necessitar de mais informações pode entrar em contato no seguinte email: jogosegamificacao@ntental.net ou pelo whatsApp (84) 99175-6070.  
 
Ainda de acordo com o edital, não será validada a inscrição do candidato que esteja matriculado ou se matricule em outro curso do NTE, assim como, não será validada a inscrição do candidato que não anexar a documentação no formulário de inscrição. Ao final do curso, o cursista receberá um e-book em formato PDF com os principais temas trabalhados durante o processo.