Uma Comissão Parlamentar de Desenvolvimento Social da Republica da África do Sul realizará visita à Natal, nos dias 28 e 29 de julho, para conhecer o gerenciamento do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único do município de Natal, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas. A iniciativa da visita partiu dos parlamentares sul-africanos, que procuraram o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS para que fosse selecionado um município com indicadores sociais semelhantes com os da África do Sul. Natal foi indicada pelo MDS pelo trabalho realizado pela Prefeitura em vencer as metas e desafios propostos pelo Ministério, e principalmente pela gestão de excelência com serviços descentralizados.

"É uma honra e um grande reconhecimento Natal ter sido indicada pelo MDS como exemplo internacional. O secretariado da Semtas estará juntamente com a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, recebendo a comitiva amanhã (28), a partir da 10h, no Palácio Felipe Camarão. Logo em seguida daremos início as visitas técnicas na sede da Semtas, na nova estrutura do Bolsa Família, no Centro Público de Cidade Alta e ainda no Cras da África", ressalta o secretário da Semtas, Alcêdo Borges.

A Comissão é composta por 16 parlamentares, um diplomata, dois intérpretes brasileiros, um assessor internacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e mais três representantes do MDS. O objetivo da missão é fazer com que os parlamentares da África do Sul conheçam o programa social, enfocando a gestão descentralizada em Natal. Em 2009, a gestão do Bolsa Família em Natal descentralizou ainda mais o atendimento para aproximar cada vez mais o serviço à população. Além da sede da Semtas, são sete unidades que recebem hoje as famílias beneficiárias do programa: cinco Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, a Casa dos Ofícios Zona Norte e ainda o Centro Público do Alecrim.

Os parlamentares irão realizar visita à nova estrutura do Programa Bolsa Família Natal, que em breve terá um prédio que funcionará exclusivamente para atender aos seus beneficiados e também toda a estrutura administrativa do Programa. O Bolsa Família que hoje funciona na sede da Semtas, estará em um prédio no bairro das Quintas, na Avenida Bernardo Vieira, 570. “Toda a estrutura do Bolsa Família e Cadastro Único de arquivo, coordenação, digitação, atendimento e serviço social e demais serviços funcionarão neste prédio. A previsão é que aumentem os números de guichês. Atualmente atendemos uma média de 100 famílias por dia.”, afirma Raquel de Farias, Coordenadora do Programa Bolsa Família em Natal.

A missão dos parlamentares também inclui uma visita a um programa municipal de inclusão produtiva, que será o Centro Público de Emprego Trabalho e Renda; e depois a um equipamento municipal voltado para as famílias pobres, que será o CRAS da África. Uma outra pauta que também está na agenda da missão é o Beneficio de Prestação Continuada - BPC.

Atualmente o Cadastro Único em Natal conta com mais de 71 mil famílias inscritas que já se beneficiam de Programa Sociais, e já são mais de 44 mil beneficiados somente com o Programa Bolsa Família.