O Banco de Alimentos do município de Natal, coordenado pela secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está com uma campanha de arrecadação de donativos para estimular as doações de alimentos durante as festividades do “Natal em Natal”. A secretaria pretende ampliar a ação para o próximo ano nos eventos da prefeitura e nos órgãos públicos.

Além das empresas, a população em geral também pode participar da campanha doando alimentos não perecíveis, como açúcar, arroz, feijão,  biscoitos, macarrão, leite em pó, farinha de trigo, óleo, entre outros. O cidadão pode contribuir depositando os alimentos nas caixas coletoras que estarão disponíveis na Árvore de Mirassol das 16 às 22h, na avenida Engenheiro Roberto Freire; na sede da Semtas, na Av. Nevaldo Rocha, 2180 - Dix-Sept Rosado das 8 às 14h e na Capitania das Artes, na Av. Câmara Cascudo, 434 - Cidade Alta, das 8 às 14h. As caixas coletoras ficam até o  dia 6 de janeiro, encerramento das festividades do “Natal em Natal”.

O principal objetivo da campanha é ampliar o atendimento às 21 instituições vinculadas ao banco de alimentos e  que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade nas quatro regiões da capital, buscando minimizar a situação de insegurança alimentar no município.

Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, iniciativas como essa são importantes para arrecadar uma grande quantidade de alimentos que serão destinados às associações vinculadas ao banco. “Essa campanha é muito importante pois neste período do ano a demanda por doações aumenta. Agradecemos desde já toda a ajuda que a sociedade puder nos dar. Quem come bem adoece menos e fica mais ativo e disposto para trabalhar e aproveitar a vida.  Os natalenses são um povo solidário e acredito que alcançaremos uma quantidade expressiva de doações”, disse.

Banco de Alimentos

O Programa Banco de Alimentos tem forte apelo à co-responsabilidade da sociedade civil e está sob a administração do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas, que desenvolve um trabalho de arrecadação, seleção e doação de alimentos, além da qualificação das instituições cadastradas pelo referido programa.

Atualmente, o Programa atende 21 instituições,  contemplando 4.980 pessoas. Entre as instituições estão: Lar da Vovozinha, Lar Fabiano de Cristo, APAE Natal - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Instituto Juvino Barreto, Casa do Menor Trabalhador, Sociedade Heitor Carrilho, Aldeias Infantis SOS Brasil, Associação Riograndense Pró-Idoso - ARPI,  Patronato da Medalha Milagrosa, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos e  Centro Educacional Dom Bosco, Casa de Idosos Jesus Misericordioso, HATMO, LAE, Casa da Criança, ADOTE, SUVAG, NDS, CEIC e ADZN.

Trabalho técnico

A equipe do Programa Banco de Alimentos realiza a triagem, pesagem e direciona esses alimentos prestando também apoio técnico para as instituições cadastradas de forma gratuita.