A programação de palco na manhã desta terça-feira, 27, no segundo dia da XII Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (Marco) demonstrou, mais uma vez, a grande criatividade reinante nas escolas da rede municipal de ensino. Representantes de doze escolas subiram ao palco para mostrar projetos que, de forma lúdica e criativa, contribuem para a aprendizagem escolar. A parte da tarde reserva nove apresentações e à noite é a vez da EM Juvenal Lamartine.

A XII Marco, que se realiza ao lado da Praça Cívica da UFRN, prossegue até o próximo dia 30 e acontece em paralelo à 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e à XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec), que terá também a participação dos alunos do município.

A primeira escola foi a Joseane Coutinho, que apresentou o Xote Ecológico. Em seguida foram os alunos do 1o ao 9o ano do Tributo à Criança do bairro de Mãe Luiza, cuja apresentação teve como tema "A leitura e a escrita possibilitando a revitalização do meio ambiente". Esta apresentação foi seguida do grupo Som da Paz, grupo de flauta da EM Maria Cristina Oliveira Tavares. A escola se apresentou duplamente: em seguida os alunos do 3o ao 5o ano exibiram a coreografia.

A forte presença no palco foi de corais: teve o da EM Ascendino de Almeida (com dois, o coral do 1o e 2o ano e o Tra La lá) e ainda o Coral Mais Educação da EM Josefa Botelho.
O perigo mora ao lado foi tema da apresentação da EM Zeneide Igino de Moura. Em seguida vieram: a EM Irmâ Arcângela (A Bailarina), A EM Juvenal Lamartine, com Ginástica rítimica; a EM Josefa Botelho (One Word) e a EM Emília Ramos: Construindo o Sentimento de Brasilidade.

Toda essa vasta programação ainda tem um plus na sua divulgação: a rádio e jornal da Marco. Diariamente os estudantes produzem uma edição impressa com os principais eventos e enquanto isso, a rádio faz transmissões ao vivo dos acontecimentos. De acordo com a coordenação, são 52 Escolas do Ensino Fundamental e 13 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) participando com 8.850 alunos inscritos nas atividades em geral e 1.918 inscritos na SBPC Jovem.