A Prefeitura do Natal, por meio  da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, entregou nesta sexta-feira (16) kit de equipagem aos quatro Conselhos Tutelares do Município. Os investimentos são fruto de parceria com o Governo Federal. Hoje foram entregues televisões, computadores, impressoras, armarios, longarinas, mesas, cadeiras, ainda vão ser entregues refrigeradores, bebedouros e ar-condicionados. Essa era uma demanda histórica dos conselheiros, que reivindicavam melhores condições de trabalho para realizar o atendimento de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, e aconselhar os pais ou responsáveis desses jovens.

A  secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, recebeu a deputada federal e alguns representantes dos quatro conselhos e reafirmou o compromisso da secretaria com o fortalecimento da política de proteção de crianças e adolescentes. “ o recebimento do kit de infraestrutura do Governo Federal e Municipal fortalece o trabalho feito pelos conselheiros, oferecendo qualidade nos serviços. Agradecemos o apoio da Deputada Federal Carla Dickson que contribuiu com a entrega de bons equipamentos para a melhoria do trabalho realizado hoje pelos conselhos tutelares de Natal. Nós temos a missão de proteger e defender crianças e adolescentes que tiveram os seus direitos violados ou que estão em situação de risco e essa é uma das  funções primordiais dos Conselheiros Tutelares”.

Com um histórico de trabalho constante voltado à defesa das crianças e adolescentes, a deputada federal Carla Dickson viabilizou através de emenda parlamentar quatro kits de equipagens, compostos por carro 0 km, geladeira, computador, impressora e bebedouro, que fortalecerão o trabalho realizado nos Conselhos  da cidade de Natal. “É uma alegria estar aqui hoje. Estou fechado com chave de ouro esse meu ciclo como deputada federal, porque a pauta do combate a violência e da proteção da   criança e adolescente é algo que mim é muito cara e poder falar e legislar e também mostrar que com recursos financeiros é possível melhorar a situação dos conselhos e a situação da criança me enche de alegria”, afirmou.

A conselheira tutelar, Hilda Medeiros, Agradeceu a gestão municipal e federal pela realização da entrega “Nós como conselhos estamos muito gratos pelos kits que foram doados por meio da emenda da deputada junto com a secretária da semtas por aqui vai contribuir para o nosso trabalho dia a dia”, afirmou a conselheira tutelar do distrito Norte.

Natal possui 4 conselhos tutelares com 5 conselheiros cada, num total de 20 conselheiros. Os conselhos tutelares funcionam das 8h às 18h. Com o decreto, ficou estabelecido o regime de sobreaviso e de plantão, sendo o sobreaviso de segunda a domingo, no horário das 18h às 8h do dia seguinte, e o plantão nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Para cada modalidade do expediente extra foi escolhido entre eles e direcionado um conselheiro por dia, de cada região.

Conselhos Tutelares

Região Norte: Rua Ilhéus, 2474, Panatis III. Telefone: 3232-7789
Região Sul: Rua Desembargador Carlos Augusto, 70, Lagoa Nova. Telefone: 3232-8458
Região Leste: Rua Mossoró, 548, Cidade Alta. Telefone: 3232-5353