O ciclo natalino é vivenciado com intensidade na Rede Municipal de Ensino de Natal. Na tarde desta quinta-feira (22), a Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro realizou a tradicional "Cantata de Natal", enquanto o CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo promoveu uma "Festa Natalina" reunindo toda comunidade escolar.

Na Escola Municipal Professor Laércio F. Monteiro, a gestora pedagógica Gislei Teresinha Mello Rosa, falou sobre o espetáculo. “A Cantata de Natal é na verdade um evento para agregar a expressão corporal, a oralidade e a movimentação, toda essa sinergia existente entre a aprendizagem e o movimento. A cantata fala sobre músicas de afetividade, solidariedade, o compartilhar, a vida e a alegria de viver. São músicas que englobam todos esses sentimentos, que as crianças devem ter nessa valorização da vida enquanto formação cidadã e educacional”.

A unidade de ensino tem 719 alunos, distribuídos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Um deles é Pedro Miguel Silva Jesus, de 11 anos, que participou do musical. “É uma coisa bastante importante, pois podemos nos soltar e cantar, e também tem os professores que nos incentivam a fazer isso. É bom, pois vamos aprendendo que não se deve ter vergonha”.

Suerda Bernardino de Oliveira, mãe de Raissa de Oliveira Lima, de sete anos, comentou sobre o evento. "Esse espetáculo representa todos os esforços que a escola faz, não só empenhados na educação dos nossos filhos, mas também em momentos como esse. Vejo com bastante orgulho, pois as famílias podem reconhecerem e participarem desse trabalho que é desenvolvido aqui dentro da escola”, frisou.

As apresentações ficaram por conta dos alunos e professores que apresentaram um repertório com músicas clássicas natalinas e hits da atualidade.

Festa Natalina

Já no Centro Municipal de Educação Infantil Doutor Vulpiano Cavalcanti de Araújo, a "Festa Natalina" contou com 412 crianças do berçário ao nível IV e toda comunidade escolar. A festa girou em torno do tema "O meu Natal é em família, cheio de cores e sentimentos bons".

“O nosso principal objetivo é trazer o verdadeiro sentimento de Natal, para que as crianças e famílias se oportunizem a vivenciarem esse momento. Acreditamos que família e escola tem que caminhar juntas. É importante demais quando a gente abre o portão da escola para que as famílias estejam comemorando conosco, e a gente ver que isso gera muita satisfação nas famílias e nos professores. Nosso maior objetivo é que essas crianças conheçam o verdadeiro sentido do Natal”, destacou a gestora administrativa Maria Sandra Pereira de Medeiros.

João Gabriel Cassiano, pai de Sophia da Silva Cassiano, de cinco anos, esteve presente e falou da importância de vivenciar estes momentos com a filha. “Esse tempo no CMEI com minha filha é bastante rico, para nossa família. Esse CMEI é um dos melhores dessa região, só tenho que agradecer por ter a minha filha estudando aqui”, pontuou o pai de Sophia Cassiano.