Com o tema "Praia, Shopping e Vacina - Todos Juntos pela Prevenção", o projeto Vacinando com Natal chega com a sua edição de verão intensificando a vacina DTP (tríplice bacteriana) durante o mês de fevereiro. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), incentiva os pais a procurar as unidades de saúde do município para atualizar a caderneta de vacinação dos seus filhos, que esse mês também podem contar com o plantão da vacinação que acontece no sábado (4) Dia D nos pontos extras da cidade.

A vacina DTP (tríplice bacteriana), previne contra doenças como difteria, tétano e coqueluche, e é destinada a crianças entre 15 meses e quatro anos de idade como uma forma de reforço para as que já tenham se vacinado com a pentavalente.

O imunizante está disponível nas mais de 60 salas de vacinação nas Unidades de Saúde do município, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 16h, além dos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Via Direta, Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sábado das 14h às 20h.

Segundo a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), no Dia D os pontos extras vão funcionar como plantão de vacinação, das 10h às 20h, com uma novidade que é mais uma sala de vacinação instalada no Praia Shopping, funcionando exclusivamente neste dia. “Excepcionalmente este mês no sábado de intensificação da vacina, dia D, promovemos o plantão da vacinação apenas nos pontos extras dos shoppings, que vão funcionar com horário estendido para atender a população que procure os imunizantes”, comenta Veruska Torres.

Além da vacina escolhida para ser intensificada durante o mês de fevereiro, às salas de vacinação contam ainda com os outros imunizantes que estão disponíveis para a população, como vacina contra covid-19, Febre Amarela, Varicela (catapora), tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), VOP/VIP (Poliomielite), HPV (vírus HPv), ACWY (meningites), Meningo C (meningite), Pentavalente (pneumonias), Hepatite A e pneumocócica (pneumonias, meningites, sinusites e otites).