Nesta sexta-feira (03), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, percorreu os canteiros de obras que a gestão municipal está executando em diversas regiões da cidade. Ao lado do secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes, ele inspecionou a chegada das estruturas utilizadas para a fabricação dos blocos que serão utilizados na sequência do projeto de enrocamento da Praia de Ponta Negra. Também esteve na praia da Redinha, onde verificou o fim da etapa da proteção costeira e foi informado que a construção do novo Mercado Público iniciará em breve. Por fim, foi até o Jardim Brasil acompanhar o trabalho de drenagem e pavimentação de dez ruas na comunidade.

“A Prefeitura está trabalhando em todas as regiões para melhorar a infraestrutura da nossa cidade. Estamos executando uma série de obras, projetos e programas que têm o foco na ampliação da qualidade de vida da população, geração de emprego, renda e oportunidades para todos. Natal está avançando e vai avançar ainda mais nos próximos anos”, disse.

Enrocamento

A obra do enrocamento foi dividida em nove trechos. Em cada um deles, serão instalados entre 800 a 900 blocos de concreto. Ao longo de toda a extensão da obra, que vai abranger dois quilômetros, serão instalados cerca de 19 mil blocos. Esse serviço faz parte de um projeto existente nas proximidades do Morro do Careca e contará com duas frentes, uma em cada sentido. “Essa dinâmica vai agilizar a conclusão do projeto”, falou o titular da Seinfra, Carlson Gomes. Além da proteção costeira, o projeto prevê a construção de sete escadas e quatro rampas de acesso à praia. Nessa etapa do enrocamento, serão investidos R$ 23,5 milhões.

Quanto ao projeto da engorda, a secretaria municipal de Infraestrutura informou que ainda este mês vai receber os projetos executivos da obra para poder iniciar o processo licitatório. A chamada engorda da praia de Ponta Negra, quando estiver concluída, vai deixar a faixa de areia com 100 metros na maré seca e 50 metros na maré cheia.

“Essa é uma obra emblemática e de grande magnitude. Estamos mudando a realidade do principal cartão postal da nossa cidade. Vamos impulsionar os pequenos, médios e grandes negócios que gravitam em torno da nossa principal atividade econômica, o turismo. Teremos ganhos imensuráveis com esses investimentos realizados”, detalhou o prefeito.

Redinha
As obras de requalificação da Redinha estão avançando. O prefeito também visitou o local para acompanhar o avanço dos trabalhos. Dividido em cinco lotes, o que está em um estágio mais avançado é o que contempla a rua Maruim. Essa etapa já alcançou 80% de execução. As demais, alcançaram 50% do cronograma, em média. A principal novidade, de acordo com a Seinfra, é que o serviço de construção do novo mercado público começará na próxima segunda-feira (06), efetivamente. O mercado remodelado contará com dois andares com 29 boxes, seis restaurantes, praça de alimentação, deck e varanda panorâmica. Também está prevista a melhoria do entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

“Aqui na Redinha estamos realizando uma ampla requalificação na orla, construindo novos acessos para a praia e criando um novo pólo turístico em Natal. Os serviços estão em um ritmo satisfatório. Vamos iniciar a construção do mercado público que será um dos mais bonitos do país. Tenho a plena convicção que a praia da Redinha será um dos lugares mais frequentados por natalenses e turistas depois da conclusão de todo o complexo”, asseverou o Álvaro Dias.

Jardim Brasil

A zona norte concentra diversos investimentos da Prefeitura de Natal. A gestão está realizando um amplo trabalho de drenagem e pavimentação em diversas comunidades. O Jardim Brasil é uma delas. Álvaro Dias visitou o local para acompanhar a execução dos serviços em dez ruas da região. Desse conjunto, quatro já foram concluídas e a gestão trabalha na conclusão das outras seis. Além da parte de drenagem e pavimentação, as calçadas das vias estão sendo executadas para alinhar as normas de acessibilidade vigentes. Ao todo, serão aplicados R$ 4,2 milhões na execução do projeto.

“Esse é mais um conjunto de serviços de drenagem e pavimentação que estamos executando na zona norte. Antes a população vivia em meio a lama no período chuvoso e a poeira durante a estiagem. Isso agora faz parte do passado. Reestruturamos o Jardim Brasil, concretizando um sonho de 30 anos dos moradores. A nossa administração vem tendo um olhar diferenciado pela zona norte e seguirá assim até o final”, finalizou o prefeito Álvaro Dias.

O contrato prevê a drenagem e pavimentação das seguintes ruas: Rua Francisco Teixeira; Rua Maria Paixão; Travessa Maria Paixão; Rua Efraim Veras; Rua Maria Vania Costa (Trecho entre a Rua FCº Teixeira e R. José M. Da Silva); Rua Pedro de Oliveira; Rua Paulo Dantas; Rua 20 de Novembro; Rua Francisco Bernardo da Silva; Rua Diego Góis.