Quando o assunto é o bem-estar da população de Natal, o prefeito Álvaro Dias não mede esforços para melhorar a vida dos cidadãos. Na manhã desta sexta-feira (10), o chefe do executivo municipal vistoriou a obra de ampliação e modernização da avenida Felizardo Moura, que liga a zona Oeste à zona Norte. A novidade é a aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base concluída, antes da execução da pavimentação asfáltica, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilização e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento a ser executado.  Esta primeira fase seguirá até as imediações da Compal.

“A avenida Felizardo Moura é uma importante via de acesso para a zona Norte, que tem a metade da população de Natal, e a Prefeitura está promovendo a sua ampliação e modernização para proporcionar mais qualidade de vida para a população. Pela Felizardo, trafegam diariamente cerca de 75 mil veículos. A previsão de inauguração da via é  para março de 2024, mas estamos empenhados para concluí-la antes desse prazo”, assinalou o chefe do executivo municipal.

O prefeito disse, ainda, que o município está promovendo uma grande requalificação na Felizardo Moura para gerar mais conforto, segurança e melhorar as condições de trafegabilidade na via: “Esse era um serviço esperado e aguardado há muito tempo por todos que utilizam a via. Uma espera de trinta anos que estamos viabilizando. Vamos continuar trabalhando para estruturar a nossa cidade e oferecer o melhor para a população”.

Iniciada em 4 de setembro de 2022, os serviços seguem dentro do cronograma previsto de 18 meses. O investimento é de R$ 43 milhões, sendo a obra realizada conjuntamente pela Prefeitura de Natal e o Governo Federal.

Infraestrutura
Drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via, são intervenções previstas na Felizardo Moura, o que vai gerar mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas da zona Norte.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), foi feito aproximadamente 20% da obra de forma global. Foi promovida a demolição da via (um lado), corte e início da base e sub-base (base é a última camada antes de colocar o asfalto), demolição de meio-fio e instalação de tubos da rede de drenagem.

Logo após esses serviços, a Seinfra entrará na pavimentação asfáltica da via (trecho zona Norte - Centro). Em seguida à liberação das faixas do lado direito no sentido  Zona Norte/Centro, será a vez da pista do lado esquerdo passar por um serviço semelhante, sem a precisão de uma segunda rede de drenagem. Dessa forma, o outro lado da avenida deve durar a metade do tempo do que os seis meses demandados na primeira fase da obra.
A moderna drenagem da nova pista está recebendo uma tubulação corrugada de polietileno de alta densidade com interior liso. Esse novo tipo de tubo garante otimização nas redes de drenagem pluvial, bem como diversas facilidades de execução na instalação, adiantando o tempo na obra em geral.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, a primeira etapa da obra compreende o trecho entre a ponte de Igapó e a rua Jandira. Ainda segundo ele, a segunda etapa será realizada da rua Jandira até a trincheira debaixo do viaduto da Urbana. E a terceira etapa, será no sentido zona Norte. Ele disse que a Felizardo Moura ganhará mais uma via, a reversível. "O cronograma da obra está sendo cumprido sem problemas e estamos com as fases sendo realizadas de acordo com o planejado. Serão beneficiadas em torno de 750 mil pessoas na zona Norte. Os transtornos ocorrerão por serem inevitáveis, mas o município está tentando amenizar ao máximo para que em breve tenhamos uma nova Felizardo Moura. Até porque vai reduzir o tempo de percurso em até 50% e dar fluidez ao trânsito em torno de 30%”, ilustrou Carlson Gomes.