Finalizadas as oficinas do projeto orla, a Prefeitura de Natal abre Consulta Pública à população sobre o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI). O Plano é a consolidação do que foi discutido pela sociedade por meio de oficinas de planejamento ocorridas em duas etapas, em 2022. A consulta ficará aberta de 14 de fevereiro a 15 de março e as contribuições podem ser enviadas por meio de formulário disponível Aqui.

A consulta tem como objetivo de receber contribuições da sociedade civil organizada, iniciativa privada e população em geral nas discussões acerca das características locais, dos usos, dos problemas e das potencialidades relacionados às três Unidades de Planejamento (UPs) da orla refletidos durante as Oficinas de Planejamento Participativo do Projeto Orla de Natal.

O PGI é um novo instrumento que vai ajudar o Município na gestão urbana e ambiental da orla marítima da cidade. Sendo também uma ação governamental transversal, com o intuito de compatibilizar as políticas econômica, urbana, patrimonial e ambiental, por meio da gestão costeira integrada no âmbito municipal.

Representantes da sociedade organizada se reuniram e trabalharam junto a profissionais especializados em busca de soluções para os problemas identificados, com o objetivo de evidenciar nossos potenciais em oficinas de planejamento. Cabe destacar que PGI apresentado é uma versão preliminar dessa ação e está disponível para análise dos cidadãos .

As unidades de planejamento abordadas durante as oficinas foram as praias de Areia Preta, dos Artistas, do Meio e do Forte, definida como UP1, Ponta Negra e a Via Costeira UP2 e a Redinha UP3.

As oficinas foram conduzidas pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Turismo (Setur) em parceria entre o departamento de Turismo da UFRN (Detur/UFRN) e o Ministério do Turismo (MTur). Para saber mais, acesse o portal do projeto Orla Natal pelo endereço: www.gestaodaorla.natal.rn.gov.br .