Seguindo a uma determinação da Anvisa, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (VISA) Natal, vem realizando desde esta quinta-feira (16), inspeções nos estabelecimentos comerciais (varejo e atacado) e serviços de embelezamentos, para a retirada nas pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, por conter substância proibida.


O chefe da Vigilância Sanitária (VISA) Natal, José Antônio de Moura explicou o motivo dessa inspeção. “A partir de relatos à ANVISA de casos de efeitos indesejáveis ocasionados por produtos para trançar, modelar ou fixar cabelos, foram publicados alertas orientando sobre o uso desses produtos e resolução suspendendo produtos irregulares”.


“A medida é preventiva e vale enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular. Esses produtos não devem ser utilizados ou comercializados. Solicitamos que até mesmo os produtos comprados antes da proibição não sejam utilizados por consumidores e salões de beleza”, alertou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vaneska Gadelha.


Entre os efeitos notificados estão, cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.