Nesse último fim de semana, a fiscalização da secretaria de Meio Ambiente de Urbanismo atendeu denúncias de poluição sonora e fez vistorias para averiguar o cumprimento de licenças em bares e estabelecimentos comerciais, nas zonas Norte e Sul da cidade. Foram duas notificações por uso indevido de som e ainda uma autuação com aplicação de multa grave para um bloquinho de Carnaval, em Lagoa Nova.

Segundo informações da fiscalização ambiental, o bloquinho foi autuado por descumprimento das condicionantes de autorização do evento informadas à Semurb pelo organizador. “Houve divergência de atrações, montagem de tablado para apresentações artísticas, além de intervenção de via próxima à Avenida Amintas Barros, em Lagoa Nova, no sábado (25)”, disse o supervisor de fiscalização ambiental da Semurb no plantão, Iang Chaves.

Ainda de acordo com o fiscal, o que estava previsto e autorizado era uma bandinha de frevo, mas ao chegar ao local a fiscalização se deparou com outra estrutura. “Os organizadores foram autuados por infração ambiental de natureza grave e a multa começa em R$ 2.455,01 e pode chegar a R$ 9.820,04”, acrescenta Chaves.

Também na zona Sul, a fiscalização esteve em Nova Descoberta e Candelária para verificar possíveis irregularidades num bar e numa pizzaria, respectivamente. Mas ambos os estabelecimentos já haviam se adequado ao licenciamento. E ainda, em Neópolis, a fiscalização fez monitoramento aéreo com uso de drone para verificar a existência de pocilgas nas imediações da Rua Minas Novas.

Já na zona Norte, a equipe atendeu duas denúncias de poluição sonora em dois bares nas proximidades do Ginásio Nélio Dias, no bairro de Lagoa Azul. “Apenas um deles foi notificado, o que estava localizado na Rua da Mutamba. E o outro, na Avenida da Chegança, quando a equipe esteve no local não havia funcionamento de som, mas durante a vistoria uma loja foi notificada pelo uso irregular de som. Por fim, a equipe vistoriou um evento de Carnaval no Gramoré, na Avenida Pirassununga, mas estava ocorrendo dentro da normalidade e seguindo as condicionantes”, finaliza.

Os canais de denúncia de poluição sonora são a Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 de segunda a sexta, das 8h às 14h. Ou ainda no 190 do Ciosp, nos fins de semana e feriados.