Foi realizada nesta terça-feira (07), na sede da Câmara Municipal de Natal, a Sessão Solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. Durante a solenidade, 21 mulheres foram agraciadas com a Comenda Vereadora Júlia Alves Barbosa.

O prefeito em exercício Eriko Jácome participou da cerimônia e parabenizou as mulheres pelo seu dia. "Hoje é uma noite muito especial. Noite em que recebemos no plenário da Câmara, mulheres maravilhosas, mulheres com histórias que merecem nosso respeito. Fica aqui o meu apreço por todas elas. Feliz Dia Internacional da Mulher", destacou.

Entre as homenageadas estavam profissionais de diferentes áreas que inspiram outras mulheres em suas comunidades, em busca do seu espaço e de seus direitos.

A comenda carrega o nome da primeira mulher a ocupar assento na Câmara Municipal de Natal, em 1928, a vereadora Júlia Alves Barbosa. Nascida em Natal, em 1898, ela foi uma das fundadoras da Associação de Eleitoras Norte-rio-grandenses e a segunda eleitora do Rio Grande do Norte, mas a primeira a requisitar alistamento eleitoral em 22 de novembro de 1927, pouco depois de aprovada a Lei Estadual nº 660.

Maria José Medeiros, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – Semul,  também foi homenageada pelo trabalho realizado frente à secretaria, que possui a finalidade de assessorar, coordenar, articular e implantar políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres, visando a sua plena integração social, política, econômica e cultural.

Relação das Homenageadas
1. Lenilde Santiago Fernandes - Ver. Chagas Catarino