A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), dedica o terceiro mês do ano ao combate ao câncer de colo de útero. As ações fazem parte da campanha Março Lilás, que tem a intenção de discutir os riscos e incentivar a prevenção da doença no município.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é a terceira doença mais comum em mulheres no Brasil. A doença é silenciosa e não apresenta sintomas na sua fase inicial, mas se detectada a tempo pode ser tratada e curada. O principal exame que pode detectar a doença é o citopatológico (papanicolau ou preventivo, como é mais comumente conhecido), disponível de forma gratuita nas Unidades de Saúde de Natal.

A responsável técnica pelo núcleo de saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Paula Magalhães, comenta a importância de se fazer o exame. “No Brasil são esperados mais de 17 mil novos casos de cancer de colo de útero para o ano de 2023, segundo o INCA, durante esse mês nossa intenção é incentivar as mulheres, ou qualquer pessoa com colo de útero, principalmente com idade entre 25 a 64 anos, que ja tiveram relações sexuais, a procurem uma Unidades de Saúde para realizarem o exame.”

Uma das principais causas do aparecimento da doença é a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), além de outros fatores como tabagismo, iniciação sexual precoce, multiplicidade de parceiros sexuais, multiparidade e uso prolongado de anticoncepcionais. “Durante todo o mês, preconizamos também que a vacinação para crianças e adolescentes contra o HPV seja estimulada. Meninos e meninas, de nove a 14 anos de idade, deverão ir à Unidade de Saúde para se imunizar contra HPV, que é um dos principais agentes que causam o câncer de colo de útero”, finaliza Ana Paula.

Durante todo o mês de março às Unidades de Saúde do município preparam ações de educação e saúde para combater e informar sobre a doença, com palestras, roda de conversa, realização de exames preventivos, testes rápidos de ISTs e glicemia, aferição de pressão, vacinação entre outras ações.

No sábado, dia 11, o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), em parceria com diversas instituições, realiza ações de promoção à saúde no estacionamento do Partage Norte Shopping, das 9h às 17h, com diversas atividades para a população, entre elas atualização do cartão de vacina, distribuição de preservativos, ações educativas no trânsito, Treinamento de Pilotagem Consciente, entre outras ações.