Ensina o provérbio que “é melhor prevenir que remediar”. Seguindo à risca o adágio popular, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Ministério da Saúde, está programando a sua participação na 2ª Chamada para Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), agendada para ocorrer dia 14 de agosto.

A meta é vacinar 60 mil crianças, de zero a menor de cinco anos. Para isso, a Secretaria de Saúde disponibilizará 150 postos para a cobertura vacinal. Detalhe importante: todos os postos de saúde do município disponibilizarão a vacina.

Erradicada no Brasil, a poliomielite todo ano é alvo de ações preventivas das três esferas de poder. Em Natal, a pólio está erradicada desde 1989. A responsável pelo Núcleo de Vacinação da SMS, Renilce Maciel de Almeida, disse que a ação é importante para a manutenção do índice zero da pólio no Brasil e em Natal, pois a doença não está erradicada no mundo. Países da África e da Ásia, especialmente Afeganistão e Paquistão, apresentam, ainda, casos de paralisia infantil. Como o vírus circula pelo mundo, é prudente evitar o retorno da doença ao Brasil.

Concluída a segunda etapa de vacinação contra a pólio, a Secretaria de Saúde dará continuidade à vacinação contra a Hepatite B, com o fito de imunizar estudantes menores de 20 anos da rede pública de ensino. A ação é reflexo do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, ocorrido em 28 de julho último.

De mãos dadas com o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ainda este ano, no âmbito local, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1), no dia 8 de março, a Campanha de Vacinação do Idoso e a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em 12 de junho.