A Secretaria Municipal de Saúde de Natal por meio do Núcleo de Saúde Mental promove em parceria com a Sesap, nos dias 6, 12, 13, 19 e 20 de agosto a capacitação “Arranjos e dispositivos para a construção de redes substitutivas em Saúde Mental”. O evento acontecerá no auditório da SMS (antigo Novotel).

A abertura será às 16 horas e contará com a participação do coordenador de Saúde Mental ,Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Edmar Oliveira, da representante da UFRN, Ana Karenina Amorim, da coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da SMS, Cristiana Leite, da coordenadora de Saúde Mental da Sesap, Liége Uchoa, além de profissionais de saúde.

Cerca de 200 profissionais da rede de Saúde Mental da SMS e Sesap deverão participar da capacitação ,que visa preparar profissionais da rede de saúde mental para desenvolver atividades no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III.

Durante a capacitação serão abordados temas como a construção, função e organização do Caps III, abordagem clínica psicossocial, organização de equipes e processos de trabalho, gestão, dispositivos da atenção psicossocial, projeto terapêutico singular. A capacitação incluirá também oficinas e lançamentos de livros.

PROGRAMAÇÃO:

Abertura – 16 horas
Edmar Oliveira – coordenação de Saúde Mental álcool e outras drogas
Ana Karenina Amorim – UFRN/ Asbrasme
Cirstiana Leite – coordenação do Núcleo de Saúde Mental/ SMS
Liege Uchoa – coordenação Estadual de Saúde Mental

17 horas – 19 horas

Edmar Oliveira – Estudo de caso: Construindo uma rede substitutiva – dificuldades na implantação (hegemonia hospitalar – fase de afirmação do novo modelo, rede complementar – possibilidade de superação.

08:30 – 11:00
Sabrina Ferigato – A função do Caps III na rede substitutiva em Saúde Mental: abordagens da clínica psicossocial.

11:15 – 12:30

Ana Karenina Amorim – Desafios da atenção em rede e da clínica psicossocial em saúde Mental.

14:30 – 18 horas
Oficinas com grupos de 20 pessoas

Lançamento do Saúde Loucura e dos outros livros da Hucitec.

8:30 – 11:00
Sabrina Ferigato – A função do Caps III na rede substitutiva em Saúde Mental: Abordagens da clínica psicossocial.

11:15 – 12:30
Ana Karenina Amorim – Pensando os dispositivos da atenção psicossocial de Natal.

14:30 – 18 horas
Oficinas com grupos de 20 pessoas.

8:30 -11:30
Luciana Togni Surjus – Cotidiano dos Caps: organização da equipe e processo de trabalho.

14:00 – 15:00
Luciana Togni Surjus – Cotidiano dos Caps – gestão, dispositivos participativos, projeto terapêutico singular, co-responsabilização dos casos, apoio matricial, ser retargurda, contar com retarguarda.

8:30 – 11:30

14:00 – 15:00